Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355

Palavras-chave:

Dança, Ensino, Improvisação, Práticas inventivas.

Resumo

A pesquisa desenvolvida tem como objetivo mapear experiências de ensino-aprendizagem, assim como identificar, metodologias inventivas a partir do ensino da arte tendo como foco a linguagem dança, através de proposições em improvisação. Dessa forma, apresentamos como problemática: Como explorar as nossas potencialidades corporais com improvisação em dança, contemplando o ensino e a criação tendo como mote as aprendizagens durante o componente curricular de Improvisação: elementos básicos, no período de um semestre letivo? Movidas por este questionamento, o presente artigo discute as possibilidades da dança, linguagem da arte, na busca de trabalhar as potencialidades corporais em suas práticas inventivas durante o processo de ensino e aprendizagem de uma turma da Universidade Federal do Ceará (UFC). Num desenho colaborativo e reflexivo, temos como aproximação metodológica a abordagem da cartografia, que nos possibilitou um caminho sensível na relação dos nossos modos de produção. Nesse processo foram realizadas diversas práticas durante as aulas de Improvisação de modo a estimular nossas potencialidades corporais. Como resultado de todo o trabalho realizado foi elaborado pelos estudantes uma experimentação de encerramento em improvisação, gerando uma discussão com pensamento crítico e reflexivo sobre nossa prática criativa. Refletimos o quanto fica evidenciado que propostas de aprendizagens inventivas e colaborativas precisam se pautar no acontecimento da relação e na proposição do encontro em estado de atenção, para que a escuta ao outro aconteça enquanto saber. Sendo assim, a improvisação como uma abordagem de aprendizagem

Biografia do Autor

Denise Vendrami Parra, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Doutora em Dança pela Universidade de Lisboa com a tese Composições Instantâneas: cartografias de um ensino em Dança. Docente nos cursos de Dança do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (ICA/UFC), atua como coordenadora do Improvisa - projeto de pesquisa artística e de extensão.

Juliane Gonçalves Queiroz, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) (2020). Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (2020) e graduada em Pedagogia (2014) pela mesma universidade. Graduanda em Dança/Licenciatura pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

PARRA, D. Vendrami; QUEIROZ, J. G. . Dança e ensino: as potencialidades corporais em práticas improvisacionais. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7355. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7355. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos