Curso de pedagogia: matemática no ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7354Palavras-chave:
Matemática, Ensino Fundamental, Jogos.Resumo
O conhecimento matemático é fundamental em nosso cotidiano, por isso a necessidade desse conhecimento ser trabalhado desde cedo na Educação Infantil, de forma criativa, e lúdica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar estudo realizado na disciplina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, do curso de Pedagogia EaD, em uma Universidade pública. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa qualitativa e o estudo bibliográfico. O lúdico na matemática, é dinâmico, e faz com que as crianças participem de forma mais interativa das atividades propostas, ajudando a construir o pensamento matemático, e as diversas formas de aprendizagens que a matemática propõe. A Educação Infantil, é a base da educação, em um processo contínuo de formação, onde o docente, forma o educando, na medida que também se forma, em um processo contínuo de aprendizagem.
Referências
ALMEIDA, Girliane Castro de; BARGUIL, Paulo Meireles. O conhecimento lógico-matemático e a Educação Infantil. Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016, p. 201-208. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/produtos/capitulos/Conhecimento_LogicoMatematico_Educacao_Infantil.pdf. Acesso em: 02 set. 2022.
CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará: Versão Lançamento Virtual (Provisória). Fortaleza: SEDUC, 2018.
Fialho, L. M. F., & Sousa, F. G. A. de. (2021). A formação do pedagogo em reflexão. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(3), 171-186.
LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3ª Ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
REAME, Eliane et. al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Pulo: Livraria Saraiva, 2012.
SOARES, Afonsina Maria Correia.; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira.; MORENO, Maria Ivonisa Alencar. Matemática I na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. FORTALEZA: UECE, 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Hugo de Melo-Rodrigues
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.