Curso de pedagogia: matemática no ensino fundamental I

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7354

Palavras-chave:

Matemática, Ensino Fundamental, Jogos.

Resumo

O conhecimento matemático é fundamental em nosso cotidiano, por isso a necessidade desse conhecimento ser trabalhado desde cedo na Educação Infantil, de forma criativa, e lúdica. Assim, esta pesquisa tem como objetivo apresentar estudo realizado na disciplina Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental I, do curso de Pedagogia EaD, em uma Universidade pública. A metodologia utilizada tem como base a pesquisa qualitativa e o estudo bibliográfico. O lúdico na matemática, é dinâmico, e faz com que as crianças participem de forma mais interativa das atividades propostas, ajudando a construir o pensamento matemático, e as diversas formas de aprendizagens que a matemática propõe. A Educação Infantil, é a base da educação, em um processo contínuo de formação, onde o docente, forma o educando, na medida que também se forma, em um processo contínuo de aprendizagem.

Biografia do Autor

Hugo de Melo-Rodrigues , Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Doutorado e Mestrado em Educação (Universidade Estadual do Ceará - UECE). Licenciado em História (Faculdade de Formação de Professores de Serra Talhada - PE.). Licenciado em Teatro (Universidade Regional do Cariri - URCA). Licenciando em Pedagogia (Universidade Estadual do Ceará – UECE).

Referências

ALMEIDA, Girliane Castro de; BARGUIL, Paulo Meireles. O conhecimento lógico-matemático e a Educação Infantil. Caminhos da Educação: questões, debates e experiências. Curitiba: CRV, 2016, p. 201-208. Disponível em: https://ledum.ufc.br/arquivos/produtos/capitulos/Conhecimento_LogicoMatematico_Educacao_Infantil.pdf. Acesso em: 02 set. 2022.

CEARÁ. Documento Curricular Referencial do Ceará: Versão Lançamento Virtual (Provisória). Fortaleza: SEDUC, 2018.

Fialho, L. M. F., & Sousa, F. G. A. de. (2021). A formação do pedagogo em reflexão. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(3), 171-186.

LORENZATO, Sérgio. Educação Infantil e percepção matemática. 3ª Ed. Rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.

REAME, Eliane et. al. Matemática no dia a dia da Educação Infantil: rodas, cantos, brincadeiras e histórias. São Pulo: Livraria Saraiva, 2012.

SOARES, Afonsina Maria Correia.; PONTES, Maria Gilvanise de Oliveira.; MORENO, Maria Ivonisa Alencar. Matemática I na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. FORTALEZA: UECE, 2018.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

MELO-RODRIGUES , H. de . Curso de pedagogia: matemática no ensino fundamental I. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7354. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7354. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos