Corpo e voz em movimento: performance como desafio ao autoritarismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7353

Palavras-chave:

Performance, Autoritarismo, Relatório Figueiredo, Arte-educação.

Resumo

Este trabalho faz uma leitura crítica do Relatório Figueiredo e da leitura pública deste documento proposta pelo artista-educador Fábio Tremonte. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que aproxima o documento histórico e a performance, tendo como objetivo investigar como esta pode contribuir para a confecção de abordagens críticas do passado autoritário, assim como funcionar como uma nova metodologia de acesso ao conhecimento pelo corpo e pela voz. Como resultado, compreendemos que o empreendimento colonial estabeleceu a preponderância da escrita e que a ditadura militar deu prosseguimento a este projeto, atualizando-o. Por isso, a performance é um modo de olhar criticamente para este caminho histórico, dando vazão a epistemologias dissidentes.

Biografia do Autor

José Humberto Torres Filho, Universidade Estadual do Ceará

Graduado em Letras Português-Literatura na Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Literatura pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente atua como professor de Literatura na UECE/Feclesc.

Referências

ADORNO, Theodor W. Educação e emancipação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2003.

BRASIL. Comissão Nacional da Verdade. Relatório/Comissão Nacional da Verdade. Brasília: CNV, 2014. (Relatório da Comissão Nacional da Verdade; v. 2).

CRUZ, Álvaro Ricardo de Souza. Relatório Figueiredo: genocídio brasileiro. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2018.

FLUSSER, VILÉM. Gestos. São Paulo: Annablume, 2014.

HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.

PAZ, Octavio. O arco e a lira. São Paulo: Cosac Naify, 2012. RELATÓRIO FIGUEIREDO. Comissão de Inquérito. Disponível no Museu do Índio. Brasília.

TAYLOR, Diana. O arquivo e o repertório: performance e memória cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

VALENTE, Rubens. Os fuzis e as flechas: história de sangue e resistência indígena

na ditadura. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz: A “literatura” medieval. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.

Downloads

Publicado

28/11/2022

Como Citar

TORRES FILHO, J. H. . Corpo e voz em movimento: performance como desafio ao autoritarismo . Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7353. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7353. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos