Transtorno Opositor Desafiador (TOD) versus mau comportamento no âmbito escolar: Uma análise em banco de dados.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7026

Palavras-chave:

Transtorno Opositor Desafiador, mau comportamento, âmbito escolar, banco de dados.

Resumo

 

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo analisar estudos localizados em banco de dados sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e sua relação com o mau comportamento no âmbito escolar, considerando que o TOD adentra as realidades escolares, o tema tornou-se relevante e de interesse para o professor. Alguns alunos apresentam comportamentos e atitudes consideradas inadequadas se comparado a um “padrão de normalidade”, até que ponto tais comportamentos são “maus” ou o aluno apresenta algum transtorno?  Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica e diante da análise das publicações, verificou-se que o TOD pode ter causas diversas, complexas e multifatoriais podendo surgir em diferentes etapas da vida. A diversidade de comportamentos apresentados pelos alunos no ambiente escolar é um grande desafio, mas a família e a escola são territórios capazes de influenciá-los positiva ou negativamente.

Biografia do Autor

Sumara Barbosa Alecrim, UNIVERSIDE FEDERAL DE SÃO CARLOS

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial do Campus São Carlos, da Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR. *sumara@estudante.ufscar.br. ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3320-7441.

Maria da Piedade Resende da Costa, Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Doutora do em Psicologia Experimental pela USP/SP. Professora Sênior do Programa de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR. Professora permanente da Pós-Graduação em Educação Especial PPGEEs do Campus São Carlos, (UFSCAR/PPGEEs). *piedade@ufscar.br. ORCID: http://orcid.org/0000-0002-7420-5602.

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Publicado

28/11/2022

Como Citar

ALECRIM, S. B.; COSTA, M. da P. R. da. Transtorno Opositor Desafiador (TOD) versus mau comportamento no âmbito escolar: Uma análise em banco de dados. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 3, n. 1, 2022. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v3i1.7026. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7026. Acesso em: 14 maio. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa de Revisão da Literatura