Transtorno Opositor Desafiador (TOD) versus mau comportamento no âmbito escolar: Uma análise em banco de dados.
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v3i1.7026Palavras-chave:
Transtorno Opositor Desafiador, mau comportamento, âmbito escolar, banco de dados.Resumo
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar estudos localizados em banco de dados sobre o Transtorno Opositor Desafiador (TOD) e sua relação com o mau comportamento no âmbito escolar, considerando que o TOD adentra as realidades escolares, o tema tornou-se relevante e de interesse para o professor. Alguns alunos apresentam comportamentos e atitudes consideradas inadequadas se comparado a um “padrão de normalidade”, até que ponto tais comportamentos são “maus” ou o aluno apresenta algum transtorno? Utilizou-se o método de pesquisa bibliográfica e diante da análise das publicações, verificou-se que o TOD pode ter causas diversas, complexas e multifatoriais podendo surgir em diferentes etapas da vida. A diversidade de comportamentos apresentados pelos alunos no ambiente escolar é um grande desafio, mas a família e a escola são territórios capazes de influenciá-los positiva ou negativamente.
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