TERRITÓRIO, PODER E DINÂMICA ESPACIAL: DIFERENÇAS E COMPLEMENTARIDADES ENTRE GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2317-1448ted.v2i27.3210Palavras-chave:
Geografia, geopolítica, geopolítica clássica, geopolítica crítica, relação política-territórioResumo
O presente texto tem como objectivo debater criticamente o conteúdo e os propósitos da Geografia Política, procurando estabelecer o quadro de elementos que diferenciam esta área disciplinar da Geopolítica. Partindo de uma breve síntese da evolução e da estrutura interna da Geografia, posiciona-se a área da Geografia Política neste quadro, contrapondo-se à linha clássica estatista iniciada por Ratzel em finais do século XIX, ideias alternativas como as de Reclus e mais recentemente Lacoste ou O’ Tuathail. Esta análise crítica serve de base para uma leitura comparativa e dinâmica, bastante apoiada em autores portugueses, das características da Geografia Política e da Geopolitica que permite estabelecer um quadro final de diferenças e complementaridades. A partir deste, é possível constatar a pertinência dos dois saberes, os limites, por vezes difusos, que os separam e, sobretudo, a sua utilidade social nos dias de hoje.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Textos e Debates
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos trabalhos em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais e científicas, desde que citada a fonte.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.