Produção comparativa de etanol da cana-de-açúcar, batata inglesa e beterraba por fermentação
DOI:
https://doi.org/10.18227/hd.v4i1.7530Palabras clave:
Etanol, cana-de-açúcar, batata, beterrabaResumen
Introdução: A busca por combustíveis de fontes renováveis é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez têm menor liberação de gases tóxicos durante a combustão. O etanol é um exemplo de combustível de fonte renovável e pode ser obtido pelo processo de fermentação de leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae e matérias-primas que possuem açúcar como cana-de-açúcar e beterraba, ou matérias-primas amiláceas como a batata. Objetivo: TEste trabalho tem por objetivo avaliar a produção de etanol a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, beterraba e batata inglesa e comparar o teor de etanol obtido por cada substrato. Métodos: Foi realizada a fermentação em erlenmeyer com substratos marcerados e fermento biológico, na proporção 1:10 e nas seguintes condições 30º C, 8 horas, sob agitação. Para o substrato batata, foi adicionada a etapa de sacarificação com uma solução de ácido sulfúrico 1 % v/v. Em seguida, as amostras repousaram em temperatura ambiente por 15 horas para a dosagem de etanol, o qual foi realizado por densímetro e comparado o teor alcóolico dos três processos de fermentação. Resultados: Os dados obtidos demonstraram que a cana-deaçúcar apresentou uma média de rendimento em etanol de 9,83%, seguido da batata com uma média de 1,7%, e a beterraba com média de 1,24%. Conclusão: Desta forma, a cana-de-açúcar mostrou melhor fonte para produção de biotenol, tanto pelo maior teor alcóolico obtido, quanto pela facilidade na produção.
Descargas
Citas
CAVALCANTE, H.P.M. Aspectos jurídicos relativos ao etanol brasileiro e as barreiras não-tarifárias à sua importação. Rev. Direito E-nergia. v.2, p. 1-25, 2010.
GRÄBENWASSER Cerveja Caseira de Joinville, 2018. https://sites.google.com/site/grabenwasser/como-fazer-cerveja/apendice/tabela-de-correcao-dodensimetro, 2018. (acessed 20.09.2018).
GUPTA, R.B.; DEMIRBAS, A. Gasoline, Diesel and Ethanol Biofuels from Grasses and Plants, Nova Iorque: Cambridge University Press. 2010.
LEITE, R.C.C.; LEAL, M.R.L.V. O biocombustível no Brasil. Novos Estudos CEBRAP. v.78, 15-21, 2007.
MARQUES, S.J.P.; CUNHA, M.E.T. Produção de álcool combustível utilizando milho. UNOPAR Científica Exatas Tecnol., v.7, 45-51, 2008.
MARTINS, R.V. Etanol de beterraba. Intr@ciência. v.10, 1-16, 2015.
MIRANDA, J.R.P.C. Produção de bioetanol a partir da microalga Scenedesmus obliquus. 2011. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Lisboa.
MISSAWA, S.K. Modificação de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para o aumento da produtividade de álcool e floculação condicional. 2009. (Tese de Doutorado). UNICAMP, Universidade de Campinas.
MONTEIRO, S.F.A. Avaliação das potencialidades de produção de bioetanol em Portugal. 2011 (Dissertação de mestrado) FEUP.
OLIVEIRA, L.M.; SERRA, J.C.V.; MAGALHÃES, K.B. Estudo comparativo das diferentes tecnologias utilizadas para produção de etanol. Geoambiente Online: Revista Eletrônica do Curso de Geografia. v.19, 1-23, 2012.
OLIVEIRA, C.E.; MARCHI, M.I.; REGINATTO, V.P.; TOLDI, M. Estudo e preparação do etanol a partir da mandioca. UNIVATES. v.1, 1-7, 2009. Petrobras. Etanol: A Opção Ecológica. Escola de Química / UFRJ. 2013.
ROCHA, M.V.P. Produção de bioetanol a partir de pedúnculo de caju (Anacardium ocidentale L.) por fermentação submersa. 2010. (Tese de doutorado); UFRN, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química-PPGEQ, Natal/RN, Brasil.
SAMPAIO, C.M.S. Avaliação do setor sucroalcooleiro brasileiro quanto ao atendimento a requisitos de sustentabilidade da produção de etanol combustível. 2013. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ.
SEBRAE, 2013. O que é etanol? http://www.sebrae.com.br/setor/agroenergia/osetor/etanol/o-que-e (accessed 20.09.2018).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.