Produção comparativa de etanol da cana-de-açúcar, batata inglesa e beterraba por fermentação

Autores

  • Luciana F. Cardoso Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista -UNIP, São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
  • Daniele Oliveira Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista -UNIP, São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
  • Fábio F. Oliveira Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista -UNIP, São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil
  • Fernanda P. Gullo-Luzente Faculdade de Farmácia, Instituto de Ciências da Saúde, Universidade Paulista -UNIP, São José do Rio Pardo, São Paulo, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.18227/hd.v4i1.7530

Palavras-chave:

Etanol, cana-de-açúcar, batata, beterraba

Resumo

Introdução: A busca por combustíveis de fontes renováveis é de extrema importância para o meio ambiente, uma vez têm menor liberação de gases tóxicos durante a combustão. O etanol é um exemplo de combustível de fonte renovável e pode ser obtido pelo processo de fermentação de leveduras da espécie Saccharomyces cerevisiae e matérias-primas que possuem açúcar como cana-de-açúcar e beterraba, ou matérias-primas amiláceas como a batata. Objetivo: TEste trabalho tem por objetivo avaliar a produção de etanol a partir da fermentação do caldo de cana-de-açúcar, beterraba e batata inglesa e comparar o teor de etanol obtido por cada substrato. Métodos: Foi realizada a fermentação em erlenmeyer com substratos marcerados e fermento biológico, na proporção 1:10 e nas seguintes condições 30º C, 8 horas, sob agitação. Para o substrato batata, foi adicionada a etapa de sacarificação com uma solução de ácido sulfúrico 1 % v/v. Em seguida, as amostras repousaram em temperatura ambiente por 15 horas para a dosagem de etanol, o qual foi realizado por densímetro e comparado o teor alcóolico dos três processos de fermentação. Resultados: Os dados obtidos demonstraram que a cana-deaçúcar apresentou uma média de rendimento em etanol de 9,83%, seguido da batata com uma média de 1,7%, e a beterraba com média de 1,24%. Conclusão: Desta forma, a cana-de-açúcar mostrou melhor fonte para produção de biotenol, tanto pelo maior teor alcóolico obtido, quanto pela facilidade na produção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CAVALCANTE, H.P.M. Aspectos jurídicos relativos ao etanol brasileiro e as barreiras não-tarifárias à sua importação. Rev. Direito E-nergia. v.2, p. 1-25, 2010.

GRÄBENWASSER Cerveja Caseira de Joinville, 2018. https://sites.google.com/site/grabenwasser/como-fazer-cerveja/apendice/tabela-de-correcao-dodensimetro, 2018. (acessed 20.09.2018).

GUPTA, R.B.; DEMIRBAS, A. Gasoline, Diesel and Ethanol Biofuels from Grasses and Plants, Nova Iorque: Cambridge University Press. 2010.

LEITE, R.C.C.; LEAL, M.R.L.V. O biocombustível no Brasil. Novos Estudos CEBRAP. v.78, 15-21, 2007.

MARQUES, S.J.P.; CUNHA, M.E.T. Produção de álcool combustível utilizando milho. UNOPAR Científica Exatas Tecnol., v.7, 45-51, 2008.

MARTINS, R.V. Etanol de beterraba. Intr@ciência. v.10, 1-16, 2015.

MIRANDA, J.R.P.C. Produção de bioetanol a partir da microalga Scenedesmus obliquus. 2011. (Dissertação de Mestrado). Faculdade de Ciências e Tecnologia. Universidade de Lisboa.

MISSAWA, S.K. Modificação de linhagens industriais de Saccharomyces cerevisiae para o aumento da produtividade de álcool e floculação condicional. 2009. (Tese de Doutorado). UNICAMP, Universidade de Campinas.

MONTEIRO, S.F.A. Avaliação das potencialidades de produção de bioetanol em Portugal. 2011 (Dissertação de mestrado) FEUP.

OLIVEIRA, L.M.; SERRA, J.C.V.; MAGALHÃES, K.B. Estudo comparativo das diferentes tecnologias utilizadas para produção de etanol. Geoambiente Online: Revista Eletrônica do Curso de Geografia. v.19, 1-23, 2012.

OLIVEIRA, C.E.; MARCHI, M.I.; REGINATTO, V.P.; TOLDI, M. Estudo e preparação do etanol a partir da mandioca. UNIVATES. v.1, 1-7, 2009. Petrobras. Etanol: A Opção Ecológica. Escola de Química / UFRJ. 2013.

ROCHA, M.V.P. Produção de bioetanol a partir de pedúnculo de caju (Anacardium ocidentale L.) por fermentação submersa. 2010. (Tese de doutorado); UFRN, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química-PPGEQ, Natal/RN, Brasil.

SAMPAIO, C.M.S. Avaliação do setor sucroalcooleiro brasileiro quanto ao atendimento a requisitos de sustentabilidade da produção de etanol combustível. 2013. (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio de Janeiro – RJ.

SEBRAE, 2013. O que é etanol? http://www.sebrae.com.br/setor/agroenergia/osetor/etanol/o-que-e (accessed 20.09.2018).

Downloads

Publicado

09/06/2020

Como Citar

Cardoso, L. F. ., Oliveira, D. ., Oliveira, F. F. ., & Gullo-Luzente, F. P. . (2020). Produção comparativa de etanol da cana-de-açúcar, batata inglesa e beterraba por fermentação. Revista Saúde & Diversidade, 4(1), 45–49. https://doi.org/10.18227/hd.v4i1.7530

Edição

Seção

Artigos