Bioquímica para estudantes da área da saúde: importância e alternativas de ensino

Autores

  • Aurenice A. D. Mercês Programa de Pós-graduação em Biologia Aplicada à Saúde. Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco, Brasil.
  • Jackeline C. Maciel Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PROCISA). Universidade Federal de Roraima, Boa Vista, Roraima, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.18227/hd.v2i2.7507

Palavras-chave:

Bioquímica, ensino-aprendizagem, prática docente

Resumo

Introdução: O estudo de bioquímica envolve assuntos complexos e abstratos, o que, muitas vezes, dificulta a apreciação dos alunos por seus conteúdos. Dessa forma, os alunos sentem-se desinteressados e não conseguem visualizar a importância dessa disciplina, que é imprescindível para o entendimento dos distúrbios metabólicos e interpretação de exames laboratoriais e clínicos. Objetivo: Buscar informações na literatura científica sobre as dificuldades e alternativas do ensino de bioquímica para estudantes da saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa exploratório-descritiva baseada na análise de artigos científicos publicados em língua portuguesa e inglesa no período de 2008 a 2018, orientada a partir da questão "Como o ensino das ciências básicas (bioquímica) para alunos das áreas de ciências da saúde é realizado atualmente e quais os seus objetivos, métodos alternativos e resultados?”, utilizando os descritores: educação em bioquímica, educação em ciências básicas, área da saúde e prática docente. Desenvolvimento: A disciplina de bioquímica é considerada como de difícil aprendizado pelos alunos devido à complexidade e grande quantidade de assuntos. A falta de conhecimento prévio de alguns conceitos sobre bioquímica atrapalha o desempenho na faculdade e também a omissão e passividade de alguns docentes influencia neste cenário. Materiais multimidiáticos e o ensino baseado em problemas tornam os alunos mais ativos em sala de aula, portanto são alternativas promissoras para aumentar o interesse e importância do ensino e aprendizagem da bioquímica. Conclusão: O maior desafio do ensino da bioquímica é abordar os conhecimentos básicos para os diferentes cursos de saúde unindo a construção do conhecimento com a prática profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALBUQUERQUE, M.A.C.; AMORIM, A.H.C.; ROCHA, J.R.C.F.; SILVEIRA, L.M.F.G.; NERI, D.F.M. Bioquímica como sinônimo de ensino, pesquisa e extensão: um relato de experiência. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 36, p. 137-142, 2012.

ALCÂNTARA, N.R.; MORAES-FILHO, A.V. Elaboração e utilização de um aplicativo como ferramenta no ensino de Bioquímica: carboidratos, lipídios, proteínas e ácidos nucleicos. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 13, p. 54- 72, 2015.

ALMEIDA, D.J.; DEMARIO, R.; BARROSO, G. Das enzimas à análise sensorial: relato de aula prática interdisciplinar. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, p. 55-70, 2014.

AMABIS, J.M.; MARTHO, G.R. Biologia das células. São Paulo. Ed.: Moderna, 2010. v. 1.

COSTA, F.J.; SANTOS, N.S.; CHAVES, A.C.L. Avaliação preliminar das Leituras complementares presentes nos livros didáticos de Bioquímica. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC Águas de Lindóia, SP – 10 a 14 de Novembro de 2013.

DIAS, G.; OLIVEIRA, F.S.; PASCUTTI, P.G.; BIANCONI, M.L. Desenvolvimento de ferramentas multimidiáticas para o ensino de bioquímica. Revista Práxis, v. 9, p. 25- 30, 2013.

FARDILHA, M.; SCHRADER, M.; DA CRUZ E SILVA, O. A. B.; DA CRUZ E SILVA, E.F. Understanding fatty acid metabolism through an active learning approach. Biochemistry and Molecular Biology Education, v. 38, p. 65-69, 2010.

FARKUH, L.; PEREIRA-LEITE, C. Bioquim4x: um jogo didático para rever conceitos de bioquímica. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, p. 37-54, 2014.

FIGUEREDO, R. C. CELESTINO, K. A. A.; MORAES, C. R. F.; FIGUEIREDO, I. I. S. Desafios e perspectivas na educação permanente em saúde desenvolvida na atenção primária: uma revisão bibliográfica. Revista Científica do ITPAC, v. 7, n. 8, Pub. 8, Outubro 2014.

GARCÊS, B.P.; SANTOS, K.O.; OLIVEIRA, C.A. Aprendizagem baseada em projetos no ensino de bioquímica metabólica. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 13, p. 527-534, 2018.

GARRIDO, R.G.; ARAÚJO, F.O.; OLIVEIRA, T.H.; GARRIDO, F.S.R.G. O lugar da bioquímica no processo de cuidar: visão de graduandos em enfermagem. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Artigo C, p. C1-C6, 2010.

HARTFIELD, P.J. Reinforcing constructivist teaching in advanced level biochemistry through the introduction of case-based learning activities. Journal of Learning Design, v. 3, p. 20-31, 2010.

IANO, F.G.; ALMEIDA, A.S.; BUZALAF, M.A.R.; OLIVEIRA, R.C. Perfil dos alunos de graduação envolvidos em projetos de iniciação científica na área de bioquímica no período de 2006-2008. Revista da ABENO, v. 9, p. 44-49, 2009.

MARINHO, M.M.; CASTRO, R.R.; MARINHO, E.S. Metodologia de ensino em bioquímica: uso de dispositivos móveis para a análise de estruturas de lectinas. Revista Expressão Católica, v. 3, p. 73-79, 2014.

MATTA, L.D.M.; SODRÉ NETO, L. Ensino de bioquímica e formação docente: propostas de projetos voltados para o ensino básico, desenvolvidos por estudantes de licenciatura. Química Nova na Escola, v. 38, p. 224-229, 2016.

MICHAELSEN, L.; SWEET, M. Fundamental principles and practices of team-based learning [internet]. 2008. Disponível em: <https://www.med.illinois.edu/FacultyDev/TBL/Readings/SupplementalReadingONTBL.pdf>. Acesso em 01/08/2018.

NAIR, S.P.; SHAH, T.; SETH, S.; PANDIT, N.; SHAH, G.V. Case based learning: a method for better understanding of biochemistry in medical students. Journal of Clinical and Diagnostic Research, v. 7, p. 1576-1578, 2013.

LIVEIRA, F.S.; LACERDA, C.D.; OLIVEIRA, P.S.; COELHO, A.A.; BIANCONI, M.L. Um jogo de construção para o aprendizado colaborativo de glicólise e gliconeogênese. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 13, p. 46-57, 2015.

PINHEIRO, T.D.L.; SILVA, J.A.; SOUZA, P.R.M.; NASCIMENTO, M.M. OLIVEIRA, H.D. Ensino de bioquímica para acadêmicos de fisioterapia: visão e avaliação do discente. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Artigo C, p. C1-C11, 2009.

SABINO, G.; AMARAL, F.C.; SABINO, C.V.S.; KATTAH, L.R. Proposta de uma metodologia para o ensino da estrutura e função das proteínas na disciplina bioquímica. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Artigo E, p. X1-X19, 2009.

SCATIGNO, A.C.; TORRES, B.B. Diagnósticos e intervenções no Ensino de Bioquímica. Journal of Biochemistry Education, v. 24, p. 29-51, 2016.

SCHIMIDT, D.B.; HEGGENDORNN, L.H.; PEREIRA, H.S.; VIEIRA, V.; AGUIAR-ALVES, F. Mapas conceituais no ensino de bioquímica, uma integração entre os conceitos científicos. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, p. 7-23, 2014.

TOMELIN, K.N.; DIAS, A.P.L.; SANCHEZ, C.N.M.; PERES, J. Educação inclusiva no ensino superior: desafios e experiências de um núcleo de apoio discente e docente. Revista Psicopedagogia, v. 35, p. 94-103, 2018.

ZENI, A.L.B. Conhecimento prévio para a disciplina de bioquímica em cursos da área da saúde da universidade regional de blumenau-sc. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular, Artigo B, p. B1-B14, 2010.

Downloads

Publicado

06/12/2018

Como Citar

Mercês, A. A. D. . ., & Maciel, J. C. . (2018). Bioquímica para estudantes da área da saúde: importância e alternativas de ensino. Revista Saúde & Diversidade, 2(2), 52–56. https://doi.org/10.18227/hd.v2i2.7507

Edição

Seção

Artigos