USO DE FERRAMENTAS LEAN PARA MELHORIA DE PRODUTIVIDADE: ESTUDO DE CASO EM UM LABORATÓRIO DE PESQUISA (ISB-COARI) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.8182

Palavras-chave:

Lean Manufacturing, Laboratório de Ensino, Organização, Ferramentas Lean

Resumo

As organizações padecem de acirrada competitividade e contínuas necessidades de mudanças, por causa do ambiente dinâmico que estão inseridos, ocorrendo também nas Instituições de Ensino Superior. O mercado está cada vez mais concorrente e acirrado, onde muitas organizações procuram alternativas para se sustentar por meio de subtração de desperdícios. Regularmente esses desperdícios são originários de fatores internos, como superprodução, elevado nível de estoques, desnecessárias movimentações e altos índices de processos em espera. Em vista disso, o lean manufacturing, tornou-se um meio dessas organizações se manterem proporcionando o aperfeiçoamento dos processos produtivos. As universidades vêm passando por uma significativa mudança em relação à condução das suas atividades com a redução do seu orçamento devido a atual situação do país, que compromete o pagamento de serviços terceirizados tanto como compras de materiais e manutenção de equipamentos. Diante disso o trabalho propõe a metodologia de redução de custos utilizando-se das ferramentas que a filosofia Lean proporciona e trazer os benéficos dessa metodologia para as atividades desenvolvidas nos setores laboratoriais. Desta maneira, como objetivo geral desse estudo iremos utilizar o conceito enxuto da filosofia Lean para otimizar o processo de economia de matérias e visar o aumento de produtividade nos laboratórios do Instituto de Saúde e Biotecnologia. O desenvolvimento da pesquisa, foi feita uma revisão bibliográfica, análise de documentos e uma pesquisa de campo. A abordagem é qualitativa com natureza exploratória, apresentando-se um estudo de caso. Conclui-se que as ferramentas associadas ao lean manufacturing, proporcionam um significativo ganho no funcionamento da organização, no desenvolvimento profissional e, especialmente, nos ganhos financeiros da organização.

Biografia do Autor

Márcio Weidron Benchimol Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Mestre  em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Paulista(2020), especialização em ANALISES CLINICAS E MICROBIOLOGIA pela Faculdade Única de Ipatinga(2021) e ensino-medio-segundo-graupela escola estadual deputado armando de souza mendes(2015). Atualmente é tecnico de laboratorio de analises clinicas da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Parasitologia.

Marcelo Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em Ciências Empresariais, com linha de pesquisa voltada para Economia Circular e Sustentabilidade pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Ph.D. em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade de Minho (Portugal) e Mestre em Engenharia de Produção. Possui especializações nas áreas de Automação Industrial, Gestão da Qualidade, Mecatrônica e Confiabilidade. É graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas como membro do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia e do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção. Atua nas áreas de Automação de Processos, Confiabilidade, Gestão da Produção e Operações, Gestão da Manutenção, Economia Circular e Sustentabilidade, com passagem anterior na função de professor no curso de Engenharia de Automação e Controle na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Coordenador de Engenharia da Universidade Paulista (atuando nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Automação e Controle), Coordenador de Projetos do Instituto de Pesquisa José Rocha Sérgio Cardoso, Supervisor de Engenharia da Nokia do Brasil Tecnologia e Pesquisador no Instituto Nokia de Tecnologia. Tem experiência na área industrial, com ênfase em Manutenção em equipamentos de processos produtivos, Automação de Processos, Gestão da Produção e Qualidade, além da experiência em liderança de equipes. Membro do Grupo Gestor do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção na função de Coordenador para o triênio 2022-2025. É coautor do livro Aplicação de Ferramentas Lean Manufacturing no Processo Produtivo: Estudos de Casos Múltiplos em Empresas do Segundo Setor.

Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014); Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2008); Especialização em Produção De Material Didático em EaD UFAM (2009); Especialização em Gestão pela Qualidade Total UFAM (2000). Graduado em Administração de Empresas UFAM (1999); Graduado em Eletrônica UTAM/UEA (1991); Graduado em Processamento de Dados? UTAM/UEA (1997); Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES; Professor Associado I ? UFAM/FES/DA; Professor Quadro Permanente do Mestrado em Engenharia da Produção (PPGEP/UFAM); Membro do Colegiado Gestor (PPGEP/UFAM); Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal- (UFAM/EaD). Tem experiência nas áreas de Administração, Engenharia e Qualidade Total, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica, Mapeamento e Análise de Processo, Qualidade Total, Estudo de Mercado.

Downloads

Publicado

16/08/2024

Edição

Seção

Artigos/Papers