USO DE HERRAMIENTAS LEAN PARA MEJORAR LA PRODUCTIVIDAD: ESTUDIO DE CASO EN UN LABORATORIO DE INVESTIGACIÓN (ISB-COARI) DE LA UNIVERSIDAD FEDERAL DE AMAZONAS – UFAM

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.8182

Palabras clave:

Manufactura Ajustada, Laboratorio Docente, Organización, Herramientas ajustadas

Resumen

Las organizaciones sufren de una feroz competitividad y continuas necesidades de cambio, debido al entorno dinámico en el que operan, lo que también ocurre en las Instituciones de Educación Superior. El mercado es cada vez más competitivo y feroz, donde muchas organizaciones buscan alternativas para sostenerse reduciendo el desperdicio. Estos desperdicios regularmente se originan por factores internos, como sobreproducción, altos niveles de inventario, movimientos innecesarios y altas tasas de procesos de espera. Ante esto, la manufactura esbelta se ha convertido en una forma para que estas organizaciones se mantengan mejorando los procesos de producción. Las universidades vienen atravesando un cambio significativo en relación al desarrollo de sus actividades con la reducción de su presupuesto debido a la situación actual del país, que compromete el pago de servicios tercerizados como compras de materiales y mantenimiento de equipos. Ante esto, el trabajo propone una metodología de reducción de costos utilizando las herramientas que brinda la filosofía Lean y acercar los beneficios de esta metodología a las actividades realizadas en los sectores de laboratorio. Por tanto, como objetivo general de este estudio, utilizaremos el concepto lean de la filosofía Lean para optimizar el proceso de ahorro de materiales y aspirar a aumentar la productividad en los laboratorios del Instituto de Salud y Biotecnología. Para desarrollar la investigación se realizó una revisión bibliográfica, análisis documental e investigación de campo. El enfoque es cualitativo con carácter exploratorio, presentando un estudio de caso. Se concluye que las herramientas asociadas a la manufactura lean proporcionan una ganancia significativa en el funcionamiento de la organización, en el desarrollo profesional y, especialmente, en las ganancias financieras de la organización.

Biografía del autor/a

Márcio Weidron Benchimol Medeiros, Universidade Federal do Amazonas

Mestre  em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas. Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Paulista(2020), especialização em ANALISES CLINICAS E MICROBIOLOGIA pela Faculdade Única de Ipatinga(2021) e ensino-medio-segundo-graupela escola estadual deputado armando de souza mendes(2015). Atualmente é tecnico de laboratorio de analises clinicas da Universidade Federal do Amazonas. Tem experiência na área de Parasitologia.

Marcelo Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em Ciências Empresariais, com linha de pesquisa voltada para Economia Circular e Sustentabilidade pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Ph.D. em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade de Minho (Portugal) e Mestre em Engenharia de Produção. Possui especializações nas áreas de Automação Industrial, Gestão da Qualidade, Mecatrônica e Confiabilidade. É graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas como membro do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia e do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção. Atua nas áreas de Automação de Processos, Confiabilidade, Gestão da Produção e Operações, Gestão da Manutenção, Economia Circular e Sustentabilidade, com passagem anterior na função de professor no curso de Engenharia de Automação e Controle na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Coordenador de Engenharia da Universidade Paulista (atuando nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Automação e Controle), Coordenador de Projetos do Instituto de Pesquisa José Rocha Sérgio Cardoso, Supervisor de Engenharia da Nokia do Brasil Tecnologia e Pesquisador no Instituto Nokia de Tecnologia. Tem experiência na área industrial, com ênfase em Manutenção em equipamentos de processos produtivos, Automação de Processos, Gestão da Produção e Qualidade, além da experiência em liderança de equipes. Membro do Grupo Gestor do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção na função de Coordenador para o triênio 2022-2025. É coautor do livro Aplicação de Ferramentas Lean Manufacturing no Processo Produtivo: Estudos de Casos Múltiplos em Empresas do Segundo Setor.

Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014); Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2008); Especialização em Produção De Material Didático em EaD UFAM (2009); Especialização em Gestão pela Qualidade Total UFAM (2000). Graduado em Administração de Empresas UFAM (1999); Graduado em Eletrônica UTAM/UEA (1991); Graduado em Processamento de Dados? UTAM/UEA (1997); Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES; Professor Associado I ? UFAM/FES/DA; Professor Quadro Permanente do Mestrado em Engenharia da Produção (PPGEP/UFAM); Membro do Colegiado Gestor (PPGEP/UFAM); Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal- (UFAM/EaD). Tem experiência nas áreas de Administração, Engenharia e Qualidade Total, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica, Mapeamento e Análise de Processo, Qualidade Total, Estudo de Mercado.

Publicado

16/08/2024

Número

Sección

Artigos/Papers