ESTRATÉGIAS DE MARKETING E INTERNACIONALIZAÇÃO EMPRESARIAL

UMA REVISÃO DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.7827

Palavras-chave:

Estratégias de Marketing, Internacionalização, Revisão da Literatura

Resumo

O mundo empresarial tem se mostrado cada vez mais preocupado em se manter competitivo com o advento da globalização, principalmente, quando busca a oportunidade de se inserir no contexto internacional. Assim, surge a preocupação de atuar em conjunto com o marketing, a fim de conciliar planos estratégicos para contribuir com essa nova fase de atuação. Diante disso, o estudo objetivou identificar as estratégias de marketing para internacionalização empresarial, a partir de uma revisão da literatura. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa teórica com abordagem essencialmente qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados de origem secundária, foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a bibliometria foram considerados 28 estudos. Na fase descritiva, com a análise de conteúdo, foram considerados sete estudos que estavam no escopo da pesquisa. Verificou-se que as estratégias de marketing utilizadas por todas as empresas analisadas nos estudos selecionados, demonstram as ações semelhantes como a divulgação de embalagens com apresentação em três idiomas (espanhol, inglês e francês). Mas, a partir do momento que um país deseja importar seus produtos, a embalagem é feita com o idioma local. Por fim, concluiu-se que a internacionalização exige um bom trabalho na área de marketing, pois é por meio dele que as empresas apresentam seus produtos e demonstram como atuam no mercado.

Biografia do Autor

NATÁLIA PRUDENCIO PIZZETTI, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Graduada em Administração - Linha de Formação Específica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNES 

JULIO CESAR ZILLI, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Doutor em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC. Professor de graduação e pós-graduação/UNESC. Líder do Laboratório Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais – LabGENINT/UNESC. Gerente do Programa de Qualificação para Exportação - Núcleo PEIEX Criciúma/Lages. Idealizador dos programas Prata da Casa e Programa de Imersão Empresarial – PRIME (PRIME Experience e PRIME Class). Membro do Laboratório Engenharia da Integração e Governança Multinível do Conhecimento e da Aprendizagem Organizacional – ENGIN/UFSC.

JANINI CUNHA DE BORBA, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC

Mestranda em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Possui graduação em Administração – linha de formação especifica em Comércio Exterior pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (2018). MBA em Comércio Exterior e Negócios Internacionais (UNESC).

ADRIANA CARVALHO PINTO VEIRA, Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento - INCT/PPED

Doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2009) e fez parte do doutorado com Bolsa Santander, na Universidad Politécnica de Madrid / Escuela UPM, com orientação dos professores Prof. Ignácio Trueba, Julián Briz e Isabel de Felipe. Realizou o Pós-Doutorado em Política Científica e Tecnológica pelo Instituto de Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (2010-2012), com Bolsa da Capes PNPD. Pós-doutorado no Programa de Agronegócio e Desenvolvimento da Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho, Campus de Tupã (2018/2019), com bolsa Capes PNPD. 

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Publicado

09/05/2024

Edição

Seção

Artigos/Papers