VIDA CUIDADA, SAÚDE PRESERVADA: QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS E PRIVADOS DE SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v10i0.5920Palavras-chave:
Serviços de Saúde, Marketing de Serviços, Qualidade em Serviços de Saúde, SUS, Planos de SaúdeResumo
Este estudo trata do comportamento do consumidor/usuário quando acessa os serviços de saúde. Com que expectativa o acessa e qual realidade encontra. É uma abordagem de marketing fundamentada na perspectiva da qualidade nos serviços, para tal, usou-se o modelo Servqual para analisar o resultado de mais de 400 questionários aplicados a usuários de planos de saúde privado e também usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que é o sistema público de saúde do Brasil. Os resultados evidenciam a insatisfação com os serviços de saúde de forma mais evidente entre os usuários do SUS, mas também se encontrou insatisfação significativa entre os usuários de planos de saúde privados. Isso se percebe no momento que o gap gerado é elevado tanto nos serviços de saúde pública (SUS) como nos serviços ofertados pelos planos de saúde. A metodologia utilizada é qualiquantitativa, com amostra de campo de mais de 400 respondentes. Conclui-se que tanto o serviço prestado pelo sistema público de saúde quanto o serviço prestado pelos planos privados precisa urgentemente melhorar e passar a considerar o cliente/paciente agora como um cocriador do serviço, um participante ativo e que deve ser estimulado.Referências
ANDERSON, Laurel; OSTROM, Amy L.; CORUS, Canan; FISK, Raymond P.; GALLAN, Andrew S.; GIRALDO, Mario; MENDE, Martin; MULDER, Mark; RAYBURN, Steven W.; ROSENBAUM, Mark S.; SHIRAHADA, Kunio; WILLIAMS, Jerome D. Transformative service research: an agenda for the future. Journal of Business Research, v. 66, n. 8, p. 1203–1210, August 2013.
BASTOS, Adriana de Fátima Valente; SATUR, Roberto Vilmar; ABREU, Nelsio Rodrigues de; SANTOS, Cleberson Williams dos. Qualidade nos Serviços de Saúde: percepção dos usuários de serviços do SUS. 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde: Estado e Democracia - O SUS como direito social. (Anais) Natal, 1-4 maio 2017.
BOWEN, D. E.; SIEHL, C.; SCHNEIDER, B., A framework for analyzing customer service orientations in manufacturing. The Academy of Management Review, v. 14, n. 1, p. 75-95, Jan. 1989.
GORDON, Ross. Re-thinking and re-tooling the social marketing mix. Australasian Marketing Journal, v. 20, n. 2, p. 122-126, may 2012.
GRÖNROOS, Christian. From marketing mix to relationship marketing: towards a paradigm shift in marketing. Management Decision, v. 32, n. 2, p. 4-20, 1994.
______. On defining marketing: finding a new roadmap for marketing. Marketing Theory, v. 6, n. 4, p. 395-417, 2006.
IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Projeções da população por sexo e idade Brasil e Unidades da Federação 2010-2060. Coordenação de População e Indicadores Sociais Gerência de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica, 2018. Disponível em: www.agenciadenoticia.ibge.gov.br. Acesso em 05 abr. 2019.
LAPIERRE, Jozée; FILIATRAULT, Pierre; PERRIEN, Jean. Research on service quality evaluation: evolution and methodological issues. Journal of Retailing and Consumer Services, v. 3, n. 2, p. 91-98, 1996.
MCCOLL-KENNEDY, Janet R.; VARGO, Stephen L.; DAGGER, Tracey S.; SWEENEY, Jillian C.; KASTEREN, Yasmin van. Health care customer value cocreation practice styles. Journal of Service Research. 000(00) 1-20, 1 May 2012
MOTA, Marcio Oliveira; FREITAS, Ana Augusta Ferreira; GERHARD, Felipe; MARINS, Simone Rodrigues; SOUZA, Lucas Lopes Ferreira de. Pesquisa científica em marketing de serviços no Brasil. Pretexto. v. 18, n. 1, p. 47-63, jan/mar. 2017. Disponível em: http://www.fumec.br/revistas/pretexto/article/view/2831/artigo%203%20-%201%202017.pdf. Acesso em: 05 abr. 2019.
PARASURAMAN, A.; ZEITHAML, Valarie A.; BERRY, Leonard L. SERVQUAL: A multiple-item scale for measuring service quality. Journal of Retailing, 64 (1), 1988, p. 12-40.
______.; ______; _______. Guidelines for conducting service quality research. Marketing Research, v. 2, n. 4, p. 34-44, Dec. 1990.
______; ______; _____. Refinement and reassessment of the SERVQUAL Scale. Journal of Retailing, v. 67, n. 4, p. 420-451, Winter 1991.
SATUR, Roberto Vilmar; SANTOS, Cleberson Williams dos; ABREU, Nelsio Rodrigues de Abreu, BASTOS, Adriana de Fátima. Saúde Cuidada, Vida Conservada: Avaliação Dos Usuários de Serviços de Plano Privado de Saúde. Congresso Internacional de Qualidade em Serviços e Sistemas de Saúde - QualiHosp 2017: Inovação para Qualidade e Sustentabilidade na Saúde. EAESP/FGV, São Paulo: 21 e 22 de março de 2017. (Poster)
SOLOMON, Michael R.; SURPRENANT, Carol; CZEPIEL, John A.; GUTMAN, Evelyn G. A role theory perspective on dyadic interactions: the service encounter. Journal of Marketing, v. 49, n. 1, p. 99-111, Winter 1985.
VARGO, Stephen L., LUSCH, Robert F., It’s all B2B and beyond: towards a systems perspective of the market. Industrial Marketing Management, v.40, n. 2, p. 181–187, 2011.
_____; _____. Evolving to a new dominant logic for marketing. Journal of Marketing, v. 68, n. 1, p. 1–17, 2004.
_____.; AKAKA, Melissa Archpru. Service-Dominant Logic as a Foundation for Service Science: Clarifications. Service Science 1(1): p. 32-41. 2009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.