A DEMOCRATIZAÇÃO DO FRETE PARA A REGIÃO NORTE DO BRASIL:
Um Estudo de Caso da Startup Movendo Serviços Brasil LTD
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v13i1.7711Palabras clave:
Região Norte. Desenvolvimento. Logística. Frete. Startup Movendo Serviços Brasil LTDA.Resumen
A dependência do Brasil em relação aos acontecimentos externos à sua economia levou os líderes governamentais a debaterem novas políticas de desenvolvimento econômico para o país. Entretanto, a Região Norte, devido às especificidades de localização, dimensão e outros desafios naturais não foi contemplada pelos avanços dos primeiros planos de desenvolvimento que se sucederam. Apenas nas décadas de 1960 e 1970, possibilitada pelas leis de incentivos fiscais e ações de integração executadas por meio do convênio entre Governo Federal e Forças Armadas é que a Amazônia pôde atrair investimentos e alcançar novos mercados nacionais e internacionais. Destaca-se que em decorrência do crescimento dos negócios comerciais no âmbito Amazônico, a logística militar empregada neste processo permitiu o surgimento de vertentes tais como, a logística empresarial. No entanto, ainda há enormes entraves no que se refere à infraestrutura da logística empresarial na Região Norte, de forma que os custos logísticos de frete são consideravelmente mais altos quando comparados a outras regiões do Brasil. Nesse sentido, além da contextualização bibliográfica, este artigo levou em consideração o estudo de caso realizado pela startup roraimense, Movendo Serviços Brasil LTDA (atuante do ramo logístico). A pesquisa apresentou os gargalos logísticos e as novas maneiras encontradas para supri-los, de forma a democratizar os custos do frete para a região em questão.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Revista Administración de Roraima (RARR)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: 1.Autores conservan los derechos de autor y otorgan el derecho de diario de la primera publicación de la obra al mismo tiempo bajo la licencia Creative Commons Attribution permitiendo trabajo compartido con acuse de su publicación inicial en esta revista. 2. Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo:. Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista. 3. Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo:. En repositorios institucionales o en su sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumento impacto y citas de trabajos publicados Abrir Efecto Acceso .