SATISFAÇÃO DOS COLABORADORES DE UMA ÓTICA SOBRE A VISÃO DO ENDOMARKETING
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.7254Palabras clave:
Endomarketing, Satisfação no trabalho, ColaboradoresResumen
A satisfação no trabalho é um tema relevante que têm sido amplamente estudado. O endomarketing é uma ferramenta baseada na satisfação dos funcionários. Sabe-se que colaboradores satisfeitos em seu trabalho, atingem maiores níveis de eficiência, produtividade, comprometimento e rendimento. Este estudo teve como objetivo analisar os fatores que influenciam na satisfação no trabalho dos colaboradores de uma Ótica localizada em Santo André (SP). Foram analisados a satisfação dos colaboradores com os colegas, com o salário, com a chefia, com a natureza do trabalho e com as promoções. Para tanto, realizou-se uma pesquisa de caráter qualitativo (estudo de caso) e como instrumento foi utilizado a entrevista semiestruturada. A população alvo do estudo foi todos os colaboradores da ótica (5 funcionários). Para montar as perguntas da entrevista, foi utilizado cinco dimensões que constam na literatura: salário, colegas, chefia, promoções e o próprio trabalho. A entrevista foi realizada por telefone, em melhor dia e horário para o entrevistado, o objetivo foi garantir o sigilo da pesquisa e o conforto para o entrevistado e foi aprovada pelo Comitê de Ética. Para a análise dos dados, foi utilizado a triangulação do estudo de caso: comparação das respostas obtidas de acordo com as cinco dimensões analisadas. Os resultados demonstraram que os cinco colaboradores estão satisfeitos com as cinco dimensões analisadas nesta pesquisaCitas
Abreu, J. D. A. S.; Chagas, F. D. S.; dos Santos, A. M. (2021). Remuneração estratégica
aliada ao marketing e endomarketing. RH Visão Sustentável, 2(4), 219-238.
Ali, B. J.; Anwar, G. (2021). An Empirical Study of Employees’ Motivation and its Influence
Job Satisfaction. International Journal of Engineering, Business and Management. 5(2), 21-30.
Assis, M. T. (2011). Gestão de programas de remuneração: conceitos, aplicações e
reflexões: visão generalizada dos programas de aplicações. Qualitymark, Rio de
Janeiro, RJ, Brasil.
Barth, M.; Negri, A. D. (2015). Endomarketing: o desafio de fidelizar o cliente interno.
Temática. 8(1), 1–22.
Berry, L. L.; Parasuraman, A. (1991). Marketing services: Competing through quality.
New York: The Free Press.
Bichett, M.; Vargas, S. M. L. (2021). Fatores influenciadores na satisfação e motivação
ao trabalho no setor público municipal. Desafio Online, 9(1), 138-162.
Bohnenberger, M. C.; Schmidt, S., Damacena, C.; Batle Lorente, F. J. (2018). Internal
Marketing: A Model for Implementation and Development. Dimensión
Empresarial, 17(1), 7–22.
Cardoso, M. L.; Araújo, S. (2014). Gestão de pessoas nas bibliotecas do IFES: conhecer
para valorizar. XVIII Seminário nacional de bibliotecas universitárias, 18: 1-18.
Carrilho, T. (2008). Conceito de parceria: três projectos locais de promoção do
emprego. Análise social, 81-107.
Cerqueira, W. (2002). Endomarketing: educação e cultura para a qualidade.
Qualitymark, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.
Chiavenato, I. (2021). Introdução à teoria geral da administração: uma visão
abrangente da moderna administração das organizações. 5ed. Compacta. São
Paulo, SP, Brasil.
CNI. Confederação nacional da indústria. Medo do Desemprego e Satisfação com a
Vida. (2018). Disponível em:<http://www.portaldaindustria.com.br
>/estatisticas/medo-do-desemprego-satisfacao-com-a-vida/>. Acesso em: 30 out.
Correa Filho, R. N. P. (2020). Extroversão no ambiente de trabalho e sua relação com a
performance e a satisfação do trabalhador. Revista de Administração de Roraima-
RARR, 10(1), 1-23.
da Silva, L. C. F; de Andrade, L. C; dos Santos, L. L; Diniz, M, S, K. (2020). A
influência do endomarketing no clima organizacional em uma empresa na cidade
de pires do Rio-GO. Anais dos Cursos de Pós-Graduação Lato Sensu Uni
Evangélica. 4(2), 83-107.
de Pinho, M. G.; Baidya, T. K. N.; Dalbem, M. C.; de Sousa Salvino, E. H. (2018). A
Política de Recompensa e Promoção Influencia a Motivação do Trabalhador?
Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 17(3), 395-409.
dos Santos, E. L.; da Silva, C. E. P.; de Oliveira, J. M.; Barros, V. F.; Romão, C. M. D.
S. B.; dos Santos, J. J.; da Silva, M. B. (2021). Satisfação profissional do
enfermeiro no ambiente da unidade de terapia intensiva. Revista Baiana de
Enfermagem. 35 (42812), 1-11.
dos Santos, V. C. (2021). A importância da motivação no comportamento
organizacional. Semana Academica. 9(206), 1-22.
Freese, J.; luftey, K. (2010). Handbook of the sociology of health, illness, and healing, a
blueprint for the 21st Century. Springer, Nova Iorque, Nova Iorque.
Fuciu, M.; Dumitrescu, L. (2018). On Internal Marketing – Concept, Models,
Advantages and Disadvantages. Revista Economică, 70(5), 227–249.
Gil, D. (2018). O endomarketing como elemento motivador: Estudo de caso do Banrisul.
Revista Eletrônica Científica Da UERGS, 4(4), 595-605.
Grönroos, C. (2009). Marketing: gerenciamento e serviços. 3ed. Elsevier, Rio de Janeiro,
Rio de Janeiro, Brasil.
Haire, M. (1966). Teoria da organização moderna.1 ed. Atlas, Rio de Janeiro, Rio de
Janeiro, Brasil.
Hansen, R.; Fabricio, A.; Rotili, L. B.; Lopes, L. F. D. (2018). Inteligência emocional e
engajamento no ambiente de trabalho: estudo empírico a partir de trabalhadores
gaúchos. Revista Gestão Organizacional, 11(1), 3-24.
Herzberg, F. (1971). Work and the nature of man. 4ed. The World Publishing,
Cleveland, Ohio, USA.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [IBGE]. (2021). Desemprego. Disponível
em: < https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php >. Acesso em: 30 out.
Kobernovicz, M.; Stefano, S. R. (2020). Engajamento no trabalho: uma análise do
engajamento de servidores públicos estaduais de uma instituição de ensino
superior. Revista de Carreiras e Pessoas, 10(1), 9-19.
Laville, C; Dionne, J. (1999). A construção do saber: manual de metodologia da
pesquisa em ciências humanas. Editora UFMQ, Porto Alegre, Belo Horizonte,
Brasil.
Kzltepe, Z. (2008). Motivation and Demotivation of University Teachers. Teachers and
Teaching: Theory and Practice. 14 (5-6), 515-530.
Maslow, A. H. (1954). Motivation and personality. 1ed. Harper & Brothers, New
York, USA.
Morin, E.; Tonelli, M. J.; Pliopas, A. L. V. (2007). O trabalho e seus sentidos. Psicologia
& sociedade. 19, 47-56.
Moscovici, F. (2002). Desenvolvimento Interpessoal: Treinamento em Grupo. 12 ed.
José Olympio, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Nemteanu, M. S., & Dabija, D. C. (2021). The influence of internal marketing and job
satisfaction on task performance and counterproductive work behavior in an emerging
market during the COVID-19 pandemic. International Journal of Environmental
Research and Public Health, 18(7), 3670.
Paz Vilchez, J. E.; Huamán Moreto, S. A.; Tarrillo Paredes, J. (2020). Endomarketing,
organizational commitment and work satisfaction of the collaborators in the
Educational Association. Apuntes Universitários, 10(4), 108-125.
Pereira, L. Z.; Zille, G. P. (2010). O estresse no trabalho uma análise teórica de seus
conceitos e suas inter-relações. Gestão e Sociedade, 4(7), 414-434.
Pérez-Ramos, J. (1980). Satisfação no trabalho: metas e tendências. Tese de
Livre-docência. Instituto de Psicologia de Assis, Universidade Estadual Júlio de
Mesquita Filho, Assis, São Paulo, Brasil.
Petty, M. M.; McGee, G. W.; Cavender, J. W. (1984). A meta-analysis of the
relationships between individual job satisfaction and individual performance.
Academic of Management Review. 9, 712-721.
Potgieter, I.; Coetzee, M.; Ferreira, N. (2018). The role of career concerns and workplace
friendship in the job embeddedness–retention practices satisfaction link. SA
Journal of Industrial Psychology, 44(1), 1-9.
Rafiq, M.; Ahmed, P. (2000). Advances in the internal marketing concept: Definition,
synthesis and extension. Journal of Services Marketing. 14 (6), 449-462.
Rey, F, G. (2005). Pesquisa qualitativa e subjetividade: os processos de construção da
informação. Editora Pioneira Thomson Learning, São Paulo, São Paulo, Brasil.
Ribeiro, C. F. L.; Oliveira, A. F. D. (2016). Os benefícios do endomarketing na
administração participativa. Revista Científica Eletrônica de Ciências Aplicadas
da Fait. 2, 1-11.
Robbins, S.; Judge,T.A; Sobral, F. (2010). Comportamento organizacional: teoria e
prática no contexto brasileiro. 14 ed. Pearson/Prentice Hall, São Paulo, São
Paulo, Brasil.
Silva, B.; Guimarães, L.; Machado, M. (2021). Estilos de Liderança e Satisfação no
Trabalho. Humanidades e tecnologia (FINOM). 28(1), 323-354.
Silva, J. A. M.; Bastos, C. M. D. A. M. (2021). Endomarketing: uma ferramenta
essencial na gestão de uma organização. Múltiplos Acessos, 6(1), 186-198.
Simões, M. F.; Silva, R. C. (2017). O endomarketing como ferramenta estratégica de
gestão: um estudo de caso na empresa lustrabits. Revista Onis Ciência. 1(17), 64-
Siqueira, M. M. M. 2011. Medidas do comportamento organizacional: ferramentas de
diagnóstico e de gestão. ArtMed. Porto Alegre, RS, Brasil.
Sousa, M. J.; Duarte, T.; Sanches, P.G.; Gomes, J. (2006). Gestão de Recursos
Humanos-Métodos e Práticas. 7ed. Lidel.
Triviños, A. N. S. (1987). Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa
qualitativa em educação. 1ed. Atlas. São Paulo, SP, Brasil.
Vasconcelos, A. F. 2005. Contribuições ao estudo do Marketing Interno: aplicação no
ambiente de ensino superior. Revista Eletrônica de Administração, 11(1), 1– 37.
Ventura, M. M. (2007). O estudo de caso como modalidade de pesquisa. Revista
SoCERJ, 20(5), 383-386.
Vicentin, P. M.; Tanaka, T. F.; Camargo, M. L.; Feijó, M. R.; Júnior, E. G. (2021). A
importância do trabalho na construção da identidade de pessoas com deficiência.
Revista Laborativa, 10 (1), 118-143.
Vitkovski, A. L.; de Abreu Miranda, A.; Canto, A. P. M.; Rodrigues, B. G. R.; Dias, L.
C. (2021). Gestão de pessoas, valorização e reconhecimento: estudo de caso em
uma franquia do ramo farmacêutico. Inova+ Cadernos da Graduação da
Faculdade da Indústria, 2(1), 406-427.
Vroom, V. H. (1997). Gestão de pessoas, não de pessoal. Campus, Rio de Janeiro, Rio
de janeiro, Brasil.
Yen-Mao, H. (2006). The relationship between organizational level and workplace
friendship. International Journal of Human Resource Management. 17(10), 1819-
Zappellini, M.B.; Feuerschütte, S.G. (2015). O uso da triangulação na pesquisa científica
brasileira em administração. Administração: Ensino e Pesquisa. 16 (2), 241-273.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Revista Administración de Roraima (RARR)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos: 1.Autores conservan los derechos de autor y otorgan el derecho de diario de la primera publicación de la obra al mismo tiempo bajo la licencia Creative Commons Attribution permitiendo trabajo compartido con acuse de su publicación inicial en esta revista. 2. Los autores son capaces de asumir contratos adicionales por separado, la distribución no exclusiva de la versión del artículo publicado en esta revista (por ejemplo:. Publicar en el repositorio institucional o como un libro), con un reconocimiento de su publicación inicial en esta revista. 3. Los autores están permitidos y alentados a publicar su trabajo en línea (por ejemplo:. En repositorios institucionales o en su sitio web) en cualquier momento antes o durante el proceso de envío, ya que puede dar lugar a intercambios productivos, así como aumento impacto y citas de trabajos publicados Abrir Efecto Acceso .