VONTADE DE COMPRAR? UM ESTUDO SOBRE A TENDÊNCIA DE CONSUMO POR IMPULSO

Autores/as

  • Manoel Bastos Gomes Neto Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Patrick Wendell Barbosa Lessa Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • Lucas Emmanuel Nascimento Silva Universidade de São Paulo – USP
  • Rebeca da rocha Grangeiro Universidade Federal do Cariri - UFCA
  • José Demóstenes de Oliveira Júnior Fundação Getúlio Vargas – FGV

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.7123

Palabras clave:

Comportamento do consumidor, Tendência a compra por impulso, Escala, Consumo, Cultura e Sociedade.

Resumen

O presente artigo tem como objetivo avaliar a influência de traços comportamentais na tendência do consumo por impulso. O tipo de amostragem foi a não probabilística e por conveniência (N = 294). Inicialmente, procedeu-se a adapatação e a valiadação da escala de Impulse Buying Tendencies - IBT (Mittal, Chawla, & Sondhi, 2016) para contexto nacional, em seguida foi realizado testes ANOVAs para analisar a influência do comportamento e das características individuais na IBT. Os resultados apontam que o gênero, a classe social, a idade, o uso de cartão de crédito, o hábito de frequentar e circular em lojas e shopping centers –seja com uma motivação de compra definida ou não –, recomendações de terceiros, o hábito de realizar compras on-line, visitar sites e redes sociais, ganhar cupons promocionais e estar aberto a novas experiências demonstram-se significativamente determinante a IBT. Este estudo fornece uma reflexão sobre os estudos de compra por impulso em contexto nacional, avaliando os fatores que influencia na IBT e contribuindo para os profissionais de marketing no desenvolvimento de projetos e estratégias eficazes para atender as demandas do mercado.

Biografía del autor/a

Manoel Bastos Gomes Neto, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando do curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (UFCA), técnico em Finanças pela Escola Estadual de Educação Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho (EEEP-RSC/2016). Atualmente é bolsista do Projeto de Iniciação a Docência (PID) e voluntário de Projeto de Iniciação Científica (PIBIC). Foi bolsista do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri (PETADM-UFCA) de 2017 a 2020. É membro do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social - LIEGS e do Núcleo de Estudos em Negócios, Estratégia e Consumo (NEC- UFCA), ambos certificados pelo CNPQ.

Patrick Wendell Barbosa Lessa, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduando em Administração pela Universidade Federal do Cariri, bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Tem interesse nas áreas de Marketing - Comportamento do Consumidor, Compra por Impulso -, Economia do Compartilhamento, Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

Lucas Emmanuel Nascimento Silva, Universidade de São Paulo – USP

Mestrando em Administração pela Universidade de São Paulo – USP. Graduado em administração pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Já participou do do Programa de Educação Tutorial do Curso de Administração da Universidade Federal do Cariri - PETADM-UFCA e possui formação de Técnico em Finanças pela Escola Estadual de Educação Profissionalizante Raimundo Saraiva Coelho (RSC/2015).

Rebeca da rocha Grangeiro, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Doutora e Mestre em Psicologia na Universidade Federal da Bahia (UFBA). Estágio doutoral na Université Paris-Descartes (Paris V). Laureada do “Scholarship Programme for Young Professors and Researchers from Latin American Universities - Coimbra Group Universities” com pesquisa na Universidade de Poitiers (França). Professora efetiva do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS/UFCA). As principais temáticas de atuação profissional e acadêmica são no campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho (Gênero e Carreira) e da Economia Criativa (Artesanato).

José Demóstenes de Oliveira Júnior, Fundação Getúlio Vargas – FGV

Mestrando em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. Pós graduado em Administração, Finanças e Marketing pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2014). Pós graduado em Gestão financeira e consultoria empresarial pela Universidade regional do cariri (2016). MBA em Gestão financeira empresarial pela Faculdade Juazeiro do norte (2018). Atualmente trabalhando no terceiro setor onde ocupo cargo de administrador na Associação Aliança de Misericórdia.

Publicado

11/11/2022

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)