Análise de QVT de trabalhadores do comércio na Amazônia caribenha

Autores/as

  • Aldenora Souza Castro de Luz
  • Luciana Silva de Souza
  • Rosangela Reis Lemes da Silva

DOI:

https://doi.org/10.18227/rarr.v1i1.583

Palabras clave:

Colaboradores, Qualidade de vida, Trabalho.

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma pesquisa sobre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) dos colaboradores nas lojas do Varejo de Confecções na Amazônia. Sabe-se que a Qualidade de Vida no trabalho está diretamente relacionada ao bem estar do indivíduo, atingindo todos os aspectos na vida do trabalhador. É fato que a sociedades vivem em constante mutação, exigindo do comércio mais inovações para suprir suas necessidades. Recai-se aos colaborardes a responsabilidade de prover estas exigências, das quais podem atingir a QVT. Com o objetivo de analisar a qualidade de vida no trabalho destes colaboradores, foi realizada uma pesquisa sobre os conceitos relacionados à mesma, para avaliar os aspectos físicos e da saúde, psicológicos, pessoais e profissionais destes indivíduos. Metodologicamente foi aplicada uma pesquisa de campo quantitativa positivista descritiva utilizando a escala Likert com 45 vendedores de diversas lojas. Foram abordados aspectos relacionados como a saúde, doenças relacionadas ao trabalho, hábitos saudáveis dos colaboradores, satisfação pessoal, motivação no trabalho e autoestima, família e profissionais. Dessa forma, destacam-se quatro fatores: motivação para o trabalho, o não preconceito no trabalho, a falta de assistência médica e sentir dores e desconforto no trabalho. Deste modo, entende-se que para ter QVT, é necessário que haja um consenso tanto por parte das empresas quanto do colaborador.

Publicado

28/09/2011

Número

Sección

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)