PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E O BALANCED SCORECARD: CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.5307Palabras clave:
Plano de Desenvolvimento Institucional, Balanced Scorecard, Universidade Federal, Setor Público, Planejamento Estratégico.Resumen
O estudo tem como objetivo apresentar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Universidade Federal de acordo com os preceitos do Balanced Scorecard. Para a consecução do objetivo proposto, com base na literatura, o estudo buscou realçar a importância do planejamento estratégico e o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC). O PDI é um instrumento de planejamento e de gestão da Universidade, o qual evidencia, além de outros elementos, à missão a que se propõe, seus valores e à sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas. O PDI é construído a cada cinco anos, a metodologia para sua elaboração é definida pela Instituição, sendo muito importante a participação de toda a comunidade acadêmica. O presente trabalho é caracterizado como uma pesquisa descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa dos dados, realizado por meio de um estudo de caso de uma Universidade Pública. O caso estudado optou pela utilização dos preceitos do BSC para a construção do PDI, sendo dividido em três etapas, (i) definição da missão, da visão e dos valores da Instituição; (ii) definição das perspectivas estratégicas; e (iii) definição dos objetivos estratégicos, dos indicadores e das metas. O mapa estratégico e o painel de medição de desempenho, resultantes desta metodologia, propiciam aos gestores o acompanhamento dos resultados realizados e dos resultados esperados, de forma a tomar decisões no sentindo de manter ou corrigir as ações que estão sendo executadas por parte de todos os envolvidos.Citas
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