O ENDOMARKETING E A SATISFAÇÃO NO TRABALHO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores/as

  • Eliana Andréa Severo Universidade Potiguar (UNP). http://orcid.org/0000-0002-5970-4032
  • Elisandra Kemmerich Faculdade Meridional (IMED).
  • Julio Cesar Ferro de Guimarães Universidade Potiguar (UNP).
  • Rossana Parizotto Ribeiro Faculdade Meridional (IMED).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5070

Palabras clave:

Endomarketing, Comunicação Interna, Motivação, Instituição de Ensino Superior

Resumen

O endomarketing trata-se de um instrumento de extrema importância para as organizações, pois com ele o colaborador pode fortalecer o relacionamento, compartilhar objetivos, sentir-se motivado e satisfeito com o seu ambiente de trabalho, para que ocorra o comprometimento no alcance de metas e objetivos organizacionais. O presente estudo tem como objetivo analisar a relação entre as ações de endomarketing e a satisfação no trabalho em uma Instituição de Ensino Superior (IES), localizada no norte do Rio grande do Sul. A metodologia utilizada tratou-se de duas fases distintas, porém, complementares. Na primeira etapa ocorreu uma pesquisa qualitativa e exploratória por meio de um grupo focal. Na segunda etapa realizou-se uma pesquisa quantitativa descritiva. Os resultados destacam que as práticas de endomarketing adotadas na IES apresentam índices significativos ligados à satisfação dos colaboradores, e que estes índices têm relação com as ações desenvolvidas.

Biografía del autor/a

Eliana Andréa Severo, Universidade Potiguar (UNP).

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Administração pela UCS. Especialização em Gestão Ambiental com Ênfase na Indústria pela UCS. Graduação em Administração pela Universidade Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS. Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UNP). Editora da Revista RAUnP.

Elisandra Kemmerich, Faculdade Meridional (IMED).

Graduada em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

Julio Cesar Ferro de Guimarães, Universidade Potiguar (UNP).

Doutor em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS, e pela Universidade de Caxias do Sul, UCS. Mestrado em Engenharia de Produção pela UFRGS. Graduação em Administração pela UCS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Potiguar (UNP).

Rossana Parizotto Ribeiro, Faculdade Meridional (IMED).

Mestre em Administração pela Faculdade Meridional (IMED).

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Publicado

30/04/2020

Número

Sección

Mercadologia (Marketing)