A RESPONSABILIDADE SOCIAL E SUA INFLUÊNCIA NO CONSUMO CONSCIENTE

Autores/as

  • Raiziane Cássia Freire da Silva Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
  • Rosane Maria Seibert Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Ana Rita Catelan Callegaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI
  • Emitério Rosa Neto Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4586

Palabras clave:

responsabilidade social, comportamento do consumidor, consumo consciente.

Resumen

A associação da responsabilidade social com o comportamento do consumidor tem incentivado as organizações a praticarem ações socialmente responsáveis. Porém, alguns estudos têm discordado dessa relação. Assim, essa pesquisa tem o objetivo de verificar qual é a influência das práticas de responsabilidade social das organizações no processo de decisão de compra dos consumidores para um consumo consciente. Esse trabalho é uma pesquisa quantitativa e descritiva, cuja coleta de dados ocorreu por meio de pesquisa de campo numa universidade do Estado do Rio Grande do Sul, através da aplicação de questionários para alunos de cursos de graduação com disciplinas relacionadas com o tema responsabilidade social, bem como para alunos que não possuem tais disciplinas. Os dados foram tratados por meio de estatística descritiva. Os resultados demonstram que preço, qualidade, marca e práticas de responsabilidade social são os principais aspectos considerados no momento da compra entre os consumidores com conhecimento de responsabilidade social. As mulheres demonstram ser mais propensas a consumir produtos advindos de organizações que atuam com responsabilidade social e a maioria dos consumidores demonstram apoiar as práticas de responsabilidade social feita pelas organizações. Por outro lado, pelos resultados verificou-se que ter conhecimento sobre responsabilidade social não é garantia para um consumo consciente. Sugere-se que novas pesquisas sejam realizadas abordando aspectos não considerados neste estudo como, por exemplo, a influência de segmentos econômicos, renda, escolaridade e outros estados civis.

Biografía del autor/a

Raiziane Cássia Freire da Silva, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Mestrado Profissional em Gestão Estratégica das Organizações, na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Brasil. Bacharel em Ciências Contábeis na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI), Rio Grande do Sul, Brasil.

Rosane Maria Seibert, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Mestre em Administração de Empresa pela Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Atua como professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo, nas áreas de: Contabilidade e Finanças na Graduação e Pós Graduação. Participa do corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Gestão Estratégica das Organizações, onde é professora da disciplina de Finanças Corporativas.

Ana Rita Catelan Callegaro, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutora em Administração pela Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Mestre em Administração Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Atua como professora na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo. Participa do corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Gestão Estratégica das Organizações. Atuação acadêmica voltada para as áreas de tomada de decisão do consumidor, experiências de consumo, varejo, processos internos do consumidor e pesquisa de marketing.

Emitério Rosa Neto, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - URI

Doutor em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Mestre em Tecnologia Ambiental pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Atua como professor na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Campus Santo Ângelo. Participa do corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Gestão Estratégica das Organizações. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: micronúcleo, biomarcadores, qualidade, tratamento e genotoxicidade.

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Publicado

29/06/2018

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)