Estudo de viabilidade de mercado de uma hotelaria para animais de estimação com pet shop no Vale do Caí (RS)
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4301Palabras clave:
Hotelaria, Pesquisa de Mercado, Pet (Shop), Vale do Caí, Viabilidade de Mercado.Resumen
O setor terciário tem se expandido consideravelmente no Brasil. No segmento pet esta realidade revela-se especialmente no crescente consumo de bens e serviços, impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais. Esta pesquisa objetiva responder se existe viabilidade de mercado para o estabelecimento da primeira empresa que oferte conjuntamente uma hotelaria para animais de estimação com pet shop no Vale do Caí. O empreendimento, a ser implantado na cidade de São Sebastião do Caí, propõe-se a atender os residentes locais que busquem um ambiente que agregue um espaço para descanso, lazer e cuidado para seus pets. Para investigar se há aceitação do negócio foi aplicada uma pesquisa de mercado através de um questionário semiestruturado composto por vinte questões direcionadas à população da região, a fim de levantar dados que permitissem responder a questão. Concluiu-se que há receptividade mercadológica do público para a empresa, pois na apresentação e análise dos resultados verificou-se que ampla proporção dos entrevistados mostrou-se favorável à sua implantação. As informações obtidas revelaram ainda o envolvimento e a preocupação de expressiva maioria dos respondentes com seus pets, demonstrando que muito provavelmente consumirão os produtos e serviços a serem ofertados pela empresa. Prospecta-se que o nível de demanda do empreendimento será promissor, desde que seja implementado visando a um padrão de atendimento e relacionamento com o público em conformidade com o indicado pelos potenciais clientes na pesquisa de mercado, isto é, diversificando as atividades e se comprometendo em prestar serviços de qualidade com responsabilidade a preços de mercado atrativos.Citas
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (Abinpet). Setor pet chega a R$ 18 bilhões em 2015, mas não sem os efeitos da crise. 19/4/2016. Disponível em: <http://abinpet.org.br/site/setor-pet-chega-a-r-18-bilhoes-em-2015-mas-nao-sem-os-efeitos-da-crise/>. Acesso em: 12 mar. 2017.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE PRODUTOS PARA ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO (Abinpet). A essencialidade dos pets na vida das pessoas. 20/3/2016. Disponível em: <http://abinpet.org.br/site/a-essencialidade-dos-pets-na-vida-das-pessoas/>. Acesso em: 19 mar. 2017.
BAGGIO, A. F.; BAGGIO, D. K. Empreendedorismo: conceitos e definições. Revista de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, 1(1), p. 25-38, 2014.
BECK, A. M.; KATCHER, A. H. Future directions in human-animal bond research. American Behavioral Scientist, Sage Publications, v. 47, n. 1, p.79-93, September 2003.
BIRLEY, S.; MUZYKA, D. F. Dominando os desafios do empreendedor. São Paulo: Makron Books, 2001.
BRASIL. Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Trânsito. Brasília: MAPA, 2016. Disponível em: <http://www.agricultura.gov.br/animal/mercado-interno/transito>. Acesso em: 12 mar. 2017.
BRUYAT, C.; JULIEN, P. Defining the field of research in entrepreneurship. Journal of Business Venturing, v. 16, p. 165-180, 2000.
CANIL & HOTEL CÃO DE MEL. Disponível em: <http://www.canilcaodemel.com.br/>. Acesso em: 12 mar. 2017.
CLAXTON, A. M. The potential of the human-animal relationship as an environmental enrichment for the welfare of zoo-housed animals. Applied Animal Behaviour Science, Elsevier, v. 133, Issues 1–2, p. 1–10, August 2011.
COHEN, S. P. Can pets function as family members? Western Journal of Nursing Research, Vol.24, n.6, p.621-638, 2002.
CORREA, H. L.; CAON, M. Gestão de serviços: lucratividade por meio de operações e de satisfação dos clientes. São Paulo: Atlas, 2008.
DAL-FARRA, R. A. Representações de animal na contemporaneidade: uma análise na mídia impressa. 320 p. Tese (Doutorado em Educação). Porto Alegre, Faculdade de Educação, UFRGS, 2003.
DOGTV. Disponível em: <http://dogtv.com/>. Acesso em: 11 mar. 2017.
DORNELAS, J. C. A. Transformando idéias em negócios. 2ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005.
DRUCKER, P. F. Prática da Administração de Empresas. São Paulo: Thomson Pioneira, 1998.
FARACO, C. B.; SEMINOTTI, N. A relação homem-animal e a prática veterinária. Revista CFMV, Brasília, Ano X, n.32, p. 57-62, mai-ago. 2004.
FILION, L. J.; DOLABELA, F. Boa idéia! E agora?: plano de negócio, o caminho seguro para criar e gerenciar sua empresa. São Paulo: Cultura, 2000.
FRANCIONE, G. L. Animals as persons: essays on the abolition of animal exploitation. Columbia University Press, 2008.
FUNDAÇÃO DE ECONOMIA E ESTATÍSTICA (FEE). Corede Vale do Caí. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/coredes/detalhe/?corede=Vale+do+Ca %ED>. Acesso em: 10 mar. 2017.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
GLOBAL ENTREPRENEURSHIP MONITOR (GEM). Empreendedorismo no Brasil: 2013. GRECO, S. M. S. S. (Org.). Curitiba. Disponível em: <http://www.sebrae.com.br/Sebrae /Portal%20Sebrae/Anexos/GEM_2013_Pesquisa_Completa.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2017.
HISRICH, R. D.; PETERS, M. P.; SHEPHERD A. D. Empreendedorismo. 7ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2009.
LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 7ª ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LEITE, E. F. O fenômeno do empreendedorismo: criando riquezas. 3ª ed. Recife: Bagaço, 2002.
MALHOTRA, N. K. Introdução à pesquisa de marketing. São Paulo: Pearson, 2005.
MERLINO, P. Brasileiro cria a primeira cerveja para cães e gatos do país nos sabores carne, frango e peixe. Revista Época, Rio de Janeiro, 09 maio 2012. Disponível em: <http://colunas.revistaepocasp.globo.com/farejadorbichos/2012/05/09/brasileiro-cria-a-prim eira-cerveja-para-caes-e-gatos-do-pais-nos-sabores-carne-frango-e-peixe/>. Acesso em: 11 mar. 2017.
MORETTIN, P. A.; BUSSAB, W. O. Estatística básica. 8ª ed. São Paulo: Saraiva, 2013.
PESSANHA, L; PORTILHO, F. Comportamentos e padrões de consumo familiar em torno dos “pets”. IV Encontro Nacional de Estudos do Consumo: Novos Rumos da Sociedade de Consumo? In: Anais... Rio de Janeiro, 2008.
PET SPA. Disponível em: <http://petspashop.com.br/site/>. Acesso em: 12 mar. 2017.
REUTERS. Uma TV boa para cachorro. Extra online, Rio de Janeiro, 16 fev. 2012. Disponível em: <http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/uma-tv-boa-para-cachorro-3985385.html>. Acesso em: 11 mar. 2017.
SÃO PAULO. Lei Municipal Nº 13.131, de 18 de maio de 2001. Disciplina a criação, propriedade, posse, guarda, uso e transporte de cães e gatos no Município de São Paulo. Lex: Secretaria do Governo Municipal, em 18 de maio de 2001. Legislação Municipal. Disponível em: <http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/upload/LeiMunicipal_2001_13131 _1254170935.pdf>. Acesso em: 12 mar. 2017.
SEGATA, J. Nós e os outros humanos, os animais de estimação. 200f. Tese (Doutorado em Antropologia Social). Florianópolis, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, UFSC, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/96413/304062 .pdf?sequence=1&isAllowed=y>. Acesso em: 12 mar. 2017.
UCBASARAN, D., WESTHEAD, P.; WRIGHT, M. The focus of entrepreneurial research: contextual and process issues. Entrepreneurship Theory & Practice, 25 (4), p. 57-80, 2001.
VASCONCELOS FILHO, P.; PAGNONCELLI, D. Construindo estratégias para vencer! 6ª ed. São Paulo: Campus, 2002.
VILA DOS CÃES. Disponível em: <http://www.viladoscaes.com.br/>. Acesso em: 12 mar. 2017.