As Variáveis Relacionadas à Escolha do Modo de Entrada em Mercados Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3172Palabras clave:
Estratégia, Competitividade, Internacionalização.Resumen
O objetivo do presente trabalho é analisar as variáveis relacionadas à escolha do modo de entrada em mercados internacionais feita por executivos de empresas brasileiras do setor eletroeletrônico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória. Mais especificamente, foram coletadas entrevistas com nove executivos de empresas, que vivenciaram processos de internacionalização e de escolha de modos de entrada, e com cinco especialistas sobre o tema. Os dados, tratados através da técnica de análise de conteúdo temática, permitiram constatar que as variáveis consideradas pelos executivos brasileiros durante a decisão do modo de entrada são as seguintes: (i) custo; (ii) controle; (iii) risco; (iv) distância cultural; (v) distância geográfica; (vi) velocidade de internacionalização e tempo total de viagem; (vii) experiência multinacional da firma; (viii) atratividade do mercado; (ix) incentivos de entidades brasileiras; (x) escolha do parceiro certo; e, (xi) retorno da operação. Ainda, com base nos dados obtidos, foi possível observar que o modo de entrada mais utilizado pelas empresas entrevistadas do setor eletroeletrônico é a exportação, enquanto que as franquias não despertam o interesse dos executivos.Citas
Ambos, B., & Hakanson, L. (2014). The Concept of Distance in International Management Research. Journal of International Management, 20(1), 1-7.
Boeh, K., & Beamish, P. W. (2012). Travel time and the liability of distance in foreign direct investment: Location choice and entry mode. Journal of International Business Studies, 43, 525-535.
Carneiro, J., & Dib, L. A. (2007). Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 2(1), 1-25.
Efrat, K., & Shoham, A. (2013). The interaction between environment and strategic orientation in born globals’ choice of entry mode. International Marketing Review, 30(6), 536-558.
Morschett, D., Schramm-Klein, H., & Swoboda, B. (2010). Decades of research on market entry modes: What do we really know about external antecedents of entry mode choice? Journal of International Management, 16(1), 60-77.