Variables Related to the Choice of Entry Mode in International Markets

Authors

  • Fernanda Kalil Steinbruch Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Mauren do Couto Soares Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
  • Moema Pereira Nunes Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcelo Gattermann Perin Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3172

Keywords:

Internationalization, Entry Modes, Influencing Variables.

Abstract

The aim of this study is to analyze the variables related to the choice of entry mode in international markets made by executives of Brazilian companies in the electronics sector. To this end, was conducted a qualitative study of exploratory nature. More specifically, were collected interviews with nine business executives who have experienced processes of internationalization and choice of entry modes and with five experts on the topic. The data processed through the technique of thematic content analysis allowed to verify that the variables considered by Brazilian executives during the decision of entry mode are as follows: (i) cost; (ii) control; (iii) risk; (iv) cultural distance; (v) geographical distance; (vi) speed of internationalization and total travel time; (vii) multinational experience of the firm; (viii) market attractiveness; (ix) incentives of Brazilian entities; (x) the choice of the right partner; and, (xi) return from the operation. Still, based on the data obtained, it was possible to observe that the entry mode most used by the companies interviewed in the electronics sector is the exportation, while the franchises don't call the attention of executives.

Author Biographies

Fernanda Kalil Steinbruch, Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Interesses de pesquisa em modos de entrada, internacionalização de empresas e estratégia.

Mauren do Couto Soares, Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Interesses de pesquisa na área de marketing estratégico.

Moema Pereira Nunes, Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Interesses de pesquisa em negócios internacionais, estratégias de internacionalização, logística internacional e inovação.

Marcelo Gattermann Perin, Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua nos seguintes temas: marketing estratégico, inovação e performance organizacional.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Temas de interesse: marketing, estratégia, performance empresarial e inovação.

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Published

02/08/2016

Issue

Section

Mercadologia (Marketing)