RELAÇÕES ORGANIZACIONAIS NO CONTEXTO DE UMA COOPERATIVA MÉDICA: ADOÇÃO E RESISTÊNCIA QUANTO AO USO DE TI

Autores/as

  • Douglas Filenga Fundação Santo André
  • Almir Martins Vieira Universidade Metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v5i2.2613

Palabras clave:

Tecnologia de Informação, Cooperativa Médica, Relação Médico-Paciente

Resumen

Embora a Tecnologia de Informação (TI) seja, em tempos atuais, um pressuposto organizacional, há diferentes níveis à adoção e à aceitação de seu uso pelas pessoas. Neste trabalho, investiga-se a gestão de TI em serviços médicos objetivando descrever os negócios na Era Digital e seus impactos no relacionamento humano. Analisa-se, na relação entre médico e paciente, fatores para aceitação e uso de TI. A postura metodológica assumida perpassa por uma abordagem qualitativa, via pesquisa exploratória baseada em estudo de caso. Os resultados revelam alto nível de integração eletrônica em certos processos mas, ao mesmo tempo, significativa resistência, tanto por médicos como por pacientes, à adoção e ao uso de TI durante as consultas médicas.

Biografía del autor/a

Douglas Filenga, Fundação Santo André

Doutor em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/EAESP) e mestre em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) Professor do curso de Administração da Fundação Santo André

Almir Martins Vieira, Universidade Metodista de São Paulo

Doutor em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) -2007 Graduado (1996) e Mestre (2001) em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) Coordenador do Programa de Pós-Graduação (mestrado) em Administração e Pesquisador da Cátedra de Gestão de Cidades da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)

Citas

ALBERTIN, A. L. Comércio Eletrônico: Modelo, Aspectos e Contribuições de sua Aplicação. 6ª Ed. São Paulo: Atlas, 2010.

ALBERTIN, A. L. Pesquisa FGV de comércio eletrônico no mercado brasileiro. São Paulo: FGV-EAESP, 2011.

ALVES, M.; BRITO, M. J. M.; MELO, M. C. O. L.; LEMOS, L. P.; FERREIRA, M. A. Práticas de Gestão, Relações de Poder e de Gênero na Organização Hospitalar. Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO/ANPAD), V, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, ANPAD, 2008.

BAUMGARTNER, T.; KAJÜTER, H.; VAN, A. A seller´s guide to B2B markets. McKinsey Quarterly, nº 2, p. 26-33, 2001.

BORGES, L. O.; ALBUQUERQUE, F. J. B. Socialização organizacional. In: ZANELLI, J. C.; BORGES-ANDRADE, J. E.; BASTOS, A. V. B. (orgs), Psicologia, organizações e trabalho no Brasil. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BOYD, H. W.; WESTFALL, R. Pesquisa Mercadológica: Textos e Casos. Volume I. Rio de Janeiro: USAID, 1984.

CAMERON, D. Electronic commerce: the new business platform of the internet. Charleston: Computer Technology Research Corp, 1997.

CARR, N.G. IT doesn't matter. Harvard Business Review, 81, 5, 41- 49, 2003.

CARR, N.G. Does IT Matter? Boston: Harvard Business School Press, 2004.

CARVALHO, V.; BORGES, L. O. O Papel da Resiliência nos Resultados de um Processo de Socialização Organizacional. Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO/ANPAD), VI, Florianópolis. Anais... Florianópolis: ANPAD, 2010.

CAVEDON, N. R. As manifestações rituais nas organizações e a legitimização dos procedimentos administrativos. Porto Alegre: UFRGS. Dissertação (Mestrado em Administração – UFRGS), 1988.

DAVIS, F. D. A technology acceptance model for empirically testing new end-user information system: theory and results. Sloan School of Management, Massachusetts Institute of Technology, Cambridge, MA, 1986.

DELEUZE. G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia (Vol.1). Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.

DERTOUZOS, M. O que será: como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

DEVINE, D. A.; DUGAN, C.D.; SEMACA, N.D.; SPEICHER, K. J. Building Enduring Consortia. Mckinsey Quarterly, nº 2, p. 26-33, 2001.

GIBSON, W. Neuromancer. New York: The Berkley Publishing Group, 1994.

KALAKOTA, R.; WHINSTON, A. Electronic commerce: a manager´s guide. New York: Addison-Wesley, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P. A estratégia em ação: Balanced Scorecard. Rio de Janeiro: Campus, 1997.

MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

MEANS, G.; SCHNEIDER, D. Meta-Capitalism: the e-business revolution and the design of 21st century companies and markets. New York: John Wiley, 2000.

PRESTES MOTTA, F. C. Cultura nacional e cultura organizacional. In: Davel, E; Vasconcellos, J.(Orgs.). Recursos humanos e subjetividade. Petrópolis: Vozes, 1995.

RAVIDRAN, S.; BARUA, A.; LEE, B.; WHINSTON, A. B. Strategies for shopping in cyberspace. Journal of Organizational Computing and Electronic Commerce, v. 6, nº 1, p. 33-49, 1996.

ROGERS, E. M. Diffusion of Innovations. New York: Free Press, 1983.

SEYBOLD, P. B. The costumer revolution. New York: Crown Business, 2001.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: MCT, 2000.

TURBAN, E.; MCLEAN, E. R.; WETHERBE, J. Information Technology for Management. New York: John Wiley, 1999.

VENKATESH, V., MORRIS, M. G., DAVIS, G. B., & DAVIS, F. D. User acceptance of information technology: Toward a unified view. MIS Quarterly, (27:3), 425-478, 2003.

VENKATRAMAN, N.; HENDERSON, J. C. Real Strategies for virtual organizing. Sloan Management Review, v.40, nº 1, p. 33-48, 1998.

VIEIRA, V. A. As tipologias, variações e características da pesquisa de marketing. Revista da FAE, v.5, n.1, p.61-70, 2002.

WEGNER, D.; MAEHLER, A. E. Capital Social e Capacidade Absortiva: Influências no Desempenho de Empresas Participantes de Redes Interorganizacionais. Encontro de Estudos Organizacionais (EnEO/ANPAD), VI, Florianópolis. Anais… Florianópolis: ANPAD, 2010.

WEILL, P.; VITALE, M. R. Place to space: migrating to e-business models. Boston: Harvard Business Scholl Press, 2001.

YIN, R. K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. 2.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

ZALTMAN, G. Rethinking Research: Putting People Back In. Journal of Marketing Research, v.34, p.424-437, 1997.

Publicado

31/12/2015

Número

Sección

Administração de Empresas (Business Administration)