O turismo em Roraima sob a ótica do turista
DOI:
https://doi.org/10.18227/rarr.v3i2.1575Palabras clave:
Turistas, Satisfação. Motivações. Roraima.Resumen
O turismo visa à satisfação de diversas necessidades básicas e secundárias, tratando-se de uma manifestação voluntária decorrente do deslocamento humano temporário. Este estudo objetivou identificar o perfil do turista do Estado de Roraima, identificar os níveis de satisfação dos turistas, verificar as motivações para o turismo. Para que esses objetivos fossem alcançados um questionário aplicado foi baseado em Martins (2006) com adaptações, que foi respondido por 246 turistas, os quais existiam residentes das 5 regiões do Brasil e dos 2 países vizinhos que são Venezuela e Guiana Inglesa. A maioria tem de 35 a 50 anos, é do sexo feminino, já possui o ensino superior completo, e possui renda bruta mensal de R$ 2.001,00 a R$ 3.500,00. Ao ser identificado o nível de satisfação dos turistas percebe-se que eles estão satisfeitos com o meio ambiente e a cultura. Porém, já os serviços, o entretenimento e a infra-estrutura necessitam de melhorias. Já ao verificar as motivações para o turismo, percebe-se que qualquer tempo livre, as pessoas buscam motivos diversos para saírem da rotina do dia-a-dia, viajam para espairecer, curtir com a família, buscando variedade, coisas diferentes, viajam também por educação, por crescimento pessoal, buscando conhecer outras culturas, povos, coisas diferentes do cotidiano de cada um. O tratamento dos dados se deu por meio de estatística descritiva e análise fatorial redutora, a qual reduziu todos os fatores propostos, para um estudo mais centralizado, de forma a trabalhar com um número menor de variáveis. Depois de toda a análise, percebe-se que problemas devem ser sanados, por conta da insatisfação dos turistas, a fim de promover melhorias aos blocos de serviços, entretenimento e infra-estrutura que são indispensáveis para a prática do turismo e para os próprios residentes do estado.Descargas
Publicado
02/12/2013
Número
Sección
Mercadologia (Marketing)