ACESSO À EDUCAÇÃO BÁSICA PARA MIGRANTES NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BOA VISTA - RORAIMA - BRASIL

Autores

  • Francisca Silva Centro Universitário Internacional (UNINTER)
  • Luana Wunsch Centro Universitário Internacional (UNINTER)

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v16i1.8205

Palavras-chave:

Crise migratória. Educação Básica em Roraima. Estudantes venezuelanos no Brasil.

Resumo

Este trabalho é parte de um estudo em andamento vinculada ao grupo de pesquisa -
Educação a Distância, na linha “Formação de Professores”, com destaque para o projeto
“Perspectivas Inovadoras, Híbridas e Ativas em Contexto Educacional Pós-Março 2020”
do Doutorado Profissional em Educação e Novas Tecnologias do Centro Universitário
Internacional (UNINTER) - Brasil. Tem por objetivo mapear o acesso à Educação Básica
para migrantes na Rede Municipal de Ensino da cidade de Boa Vista - Roraima - Brasil.
Utilizamos como procedimento metodológico uma revisão bibliográfica e documental
acerca do quantitativo de alunos migrantes matriculados no período de 2015 a 2022,
conforme dados do Observatório da Rede Municipal de Ensino de Boa Vista, Estado de
Roraima - Brasil. A Rede Municipal de Boa Vista, que possui um quantitativo expressivo
de alunos migrantes na qual se destaca o número de alunos de origem venezuelana. A
Rede Municipal de Boa Vista tem atuado de forma contínua para assegurar que todos os
alunos, sejam eles brasileiros, venezuelanos ou de outras nacionalidades, tenham acesso
a uma educação de qualidade que possibilite o desenvolvimento e a aprendizagem nesse
contexto de diversidade das escolas municipais

Biografia do Autor

Francisca Silva, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação e Novas
Tecnologias Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Luana Wunsch, Centro Universitário Internacional (UNINTER)

Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação e
Novas Tecnologias Centro Universitário Internacional (UNINTER)

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Publicado

17/06/2024