PROPOSTA DE INDICADORES DE DESEMPENHO PARA AVALIAR AS CONTRIBUIÇÕES DO PIBIC NA FORMAÇÃO ACADÊMICA E CIENTÍFICA DOS ESTUDANTES EGRESSOS NO ÂMBITO DA FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS – UFAM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.8183

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Pesquisa Acadêmica, Indicadores de Desempenho

Resumo

Diante de uma realidade de constante mudanças e competitividade, são requeridas a cada dia novas habilidades e competências para operar numa sociedade difusa e complexa. Os Programas de Iniciação Científica são um meio excelente para a promoção e ensino de habilidades científicas que permitirão conquistar essas novas competências. Entretanto, convém acompanhar se esses Programas estão alcançando os objetivos esperados com os recursos disponíveis. Assim, esta pesquisa teve como objetivo propor indicadores de desempenho para avaliação das contribuições do Programa de Iniciação Científica na formação acadêmica e científica dos estudantes egressos do PIBIC da UFAM e, em especial, no âmbito da Faculdade de Tecnologia dessa Instituição. Para tanto, foi necessário mapear os dados do PIBIC da UFAM no período de 2008 a 2018, caracterizando o perfil dos egressos do Programa dos cursos da UFAM e da Faculdade de Tecnologia e da Faculdade de Estudos Sociais, realizando um comparativo entre o desempenho dos discentes egressos do PIBIC/PAIC da Faculdade de Tecnologia e da Faculdade de Estudos Sociais com os apresentados no Relatório de Geral do PIBIC (CNPq) no período de 2016-2018 e apresentando a proposta de indicadores gerenciais de avaliação da Iniciação Científica da UFAM. A metodologia adotada foi a pesquisa por meio de estudo exploratório e descritivo, baseada na coleta de dados mediante aplicação de formulário eletrônico encaminhado aos egressos da Iniciação Científica da FES e FT. O resultado foi um delineamento do desenvolvimento do PIBIC/PAIC, no período em questão, com a indicação das principais características dos pesquisadores graduandos. Isso facilitou na construção e validação de indicadores de desempenho para acompanhamento das ações de Iniciação Científica. Entretanto, estudos futuros poderão ser direcionados para a uma verificação mais abrangente de outras Unidades da UFAM, considerando ainda a percepção dos professores-orientadores quanto à pesquisa científica para os alunos da graduação.

Biografia do Autor

Mário Norberto da Costa Júnior, Universidade Federal do Amazonas

Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e especialização em Gestão Pública pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), possui graduação em Administração pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente trabalha no Departamento de Pesquisa na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPESP). Foi professor da Educação Básica, nas disciplinas de Geografia e História, Ombudsman (Atendimento a Clientes) da concessionária Via Marconi Veículos, Assistente Financeiro (Tesoureiro) da IAEASNB. Também atuou como Assessor II do Departamento de Administração e Finanças da SEAD/AM, desenvolvendo a implementação dos Sistemas de Protocolo Único do Estado (e-pro) e do Sistema de Patrimônio do Estado (Ajuri). Exerceu a função de Coordenador Acadêmica e Diretor do Departamento de Acompanhamento e Avaliação da Pós-Graduação na UFAM.

Marcelo Albuquerque de Oliveira, Universidade Federal do Amazonas

Pós-doutor em Ciências Empresariais, com linha de pesquisa voltada para Economia Circular e Sustentabilidade pela Universidade Fernando Pessoa (Portugal). Ph.D. em Engenharia Industrial e Sistemas pela Universidade de Minho (Portugal) e Mestre em Engenharia de Produção. Possui especializações nas áreas de Automação Industrial, Gestão da Qualidade, Mecatrônica e Confiabilidade. É graduado em Engenharia Elétrica pelo Instituto de Tecnologia do Amazonas (UTAM). Atualmente é Professor Adjunto na Universidade Federal do Amazonas como membro do Departamento de Engenharia de Produção, da Faculdade de Tecnologia e do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção. Atua nas áreas de Automação de Processos, Confiabilidade, Gestão da Produção e Operações, Gestão da Manutenção, Economia Circular e Sustentabilidade, com passagem anterior na função de professor no curso de Engenharia de Automação e Controle na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Coordenador de Engenharia da Universidade Paulista (atuando nos cursos de Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia de Produção Mecânica e Engenharia de Automação e Controle), Coordenador de Projetos do Instituto de Pesquisa José Rocha Sérgio Cardoso, Supervisor de Engenharia da Nokia do Brasil Tecnologia e Pesquisador no Instituto Nokia de Tecnologia. Tem experiência na área industrial, com ênfase em Manutenção em equipamentos de processos produtivos, Automação de Processos, Gestão da Produção e Qualidade, além da experiência em liderança de equipes. Membro do Grupo Gestor do Programa de Mestrado em Engenharia de Produção na função de Coordenador para o triênio 2022-2025. É coautor do livro Aplicação de Ferramentas Lean Manufacturing no Processo Produtivo: Estudos de Casos Múltiplos em Empresas do Segundo Setor.

Ricardo Jorge da Cunha Costa Nogueira, Universidade Federal do Amazonas

Possui Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2014); Mestrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amazonas UFAM (2008); Especialização em Produção De Material Didático em EaD UFAM (2009); Especialização em Gestão pela Qualidade Total UFAM (2000). Graduado em Administração de Empresas UFAM (1999); Graduado em Eletrônica UTAM/UEA (1991); Graduado em Processamento de Dados? UTAM/UEA (1997); Atualmente é Consultor da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior CAPES; Professor Associado I ? UFAM/FES/DA; Professor Quadro Permanente do Mestrado em Engenharia da Produção (PPGEP/UFAM); Membro do Colegiado Gestor (PPGEP/UFAM); Coordenador do Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal- (UFAM/EaD). Tem experiência nas áreas de Administração, Engenharia e Qualidade Total, atuando principalmente nos seguintes temas: Gestão Estratégica, Mapeamento e Análise de Processo, Qualidade Total, Estudo de Mercado.

Downloads

Publicado

16/08/2024

Edição

Seção

Artigos/Papers