ESTRATÉGIAS DE MARKETING E INTERNACIONALIZAÇÃO EMPRESARIAL
UMA REVISÃO DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.7827Palavras-chave:
Estratégias de Marketing, Internacionalização, Revisão da LiteraturaResumo
O mundo empresarial tem se mostrado cada vez mais preocupado em se manter competitivo com o advento da globalização, principalmente, quando busca a oportunidade de se inserir no contexto internacional. Assim, surge a preocupação de atuar em conjunto com o marketing, a fim de conciliar planos estratégicos para contribuir com essa nova fase de atuação. Diante disso, o estudo objetivou identificar as estratégias de marketing para internacionalização empresarial, a partir de uma revisão da literatura. Metodologicamente, caracterizou-se como uma pesquisa teórica com abordagem essencialmente qualitativa, descritiva, bibliográfica e documental. Os dados de origem secundária, foram coletados na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Para a bibliometria foram considerados 28 estudos. Na fase descritiva, com a análise de conteúdo, foram considerados sete estudos que estavam no escopo da pesquisa. Verificou-se que as estratégias de marketing utilizadas por todas as empresas analisadas nos estudos selecionados, demonstram as ações semelhantes como a divulgação de embalagens com apresentação em três idiomas (espanhol, inglês e francês). Mas, a partir do momento que um país deseja importar seus produtos, a embalagem é feita com o idioma local. Por fim, concluiu-se que a internacionalização exige um bom trabalho na área de marketing, pois é por meio dele que as empresas apresentam seus produtos e demonstram como atuam no mercado.
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