A DEMOCRATIZAÇÃO DO FRETE PARA A REGIÃO NORTE DO BRASIL:
Um Estudo de Caso da Startup Movendo Serviços Brasil LTD
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v13i1.7711Palavras-chave:
Região Norte. Desenvolvimento. Logística. Frete. Startup Movendo Serviços Brasil LTDA.Resumo
A dependência do Brasil em relação aos acontecimentos externos à sua economia levou os líderes governamentais a debaterem novas políticas de desenvolvimento econômico para o país. Entretanto, a Região Norte, devido às especificidades de localização, dimensão e outros desafios naturais não foi contemplada pelos avanços dos primeiros planos de desenvolvimento que se sucederam. Apenas nas décadas de 1960 e 1970, possibilitada pelas leis de incentivos fiscais e ações de integração executadas por meio do convênio entre Governo Federal e Forças Armadas é que a Amazônia pôde atrair investimentos e alcançar novos mercados nacionais e internacionais. Destaca-se que em decorrência do crescimento dos negócios comerciais no âmbito Amazônico, a logística militar empregada neste processo permitiu o surgimento de vertentes tais como, a logística empresarial. No entanto, ainda há enormes entraves no que se refere à infraestrutura da logística empresarial na Região Norte, de forma que os custos logísticos de frete são consideravelmente mais altos quando comparados a outras regiões do Brasil. Nesse sentido, além da contextualização bibliográfica, este artigo levou em consideração o estudo de caso realizado pela startup roraimense, Movendo Serviços Brasil LTDA (atuante do ramo logístico). A pesquisa apresentou os gargalos logísticos e as novas maneiras encontradas para supri-los, de forma a democratizar os custos do frete para a região em questão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista de Administração de Roraima - RARR
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
PORTUGUÊS Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: 1.Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista. 3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado O Efeito do Acesso Livre. ENGLISH Authors who publish with this journal agree to the following terms: 1.Autores retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution allowing work sharing with acknowledgment of its initial publication in this journal. 2. Authors are able to take on additional contracts separately for non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal. 3. Authors are permitted and encouraged to post their work online (eg .: in institutional repositories or on their website) prior to and during the submission process, as it can lead to productive exchanges, as well as increasing impact and citation of published work The Effect of Open Access .
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.