ITINERÁRIOS DE PESQUISAS SOBRE ASSÉDIO

REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA E AGENDA DE PESQUISA

Autores

  • Silas Dias Mendes Costa Universidade Federal de Minas Gerais
  • Taiane Nascimento Teles Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas https://orcid.org/0000-0002-1231-4299

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.7651

Palavras-chave:

Assédio, Revisão sistemática, Análise bibliométrica, Agenda de pesquisa

Resumo

Ao longo das últimas décadas, os estudos sobre assédio têm se difundido no campo da administração, demandando um mapeamento dos itinerários percorridos, contribuições e possibilidades de novos estudos. Desta forma, o objetivo do artigo é realizar uma revisão sistemática da literatura nacional entre 2011 e 2020. Os artigos identificados foram submetidos a um protocolo de seleção e exclusão, resultando na seleção de 57 estudos. Além de descrever a estrutura social do campo, com a análise de impacto dos artigos, principais periódicos, autores, redes de coautoria e nuvem de palavras-chave, foi possível mapear a estrutura intelectual identificando três clusters de pesquisa: “assédio moral, consequências, contextos e fatores associados”, “violências simbólicas” e “tipologias e aspectos organizacionais”. Com base na análise dos resultados, foi possível identificar lacunas a serem preenchidas e propor uma agenda para a condução de novos estudos sobre o tema. É neste ponto que reside a contribuição desta pesquisa. Percorrer outros itinerários de pesquisa pode permitir avanços em relação à compreensão do assédio enquanto fenômeno observado em diferentes contextos sociais e organizacionais.

Biografia do Autor

Taiane Nascimento Teles, Universidade Estadual de Santa Cruz, Departamento de Ciências Econômicas

Mestranda em Economia Regional e Políticas Públicas, realizando especialização em Formação de Consultores e Bacharel em Administração pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Downloads

Publicado

11/07/2024

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)