PROGRAMAS DE COMPLIANCE NO FORTALECIMENTO DO EMPLOYEE VALUE PROPOSITION E EMPLOYER BRANDING

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v14i1.7638

Palavras-chave:

Atração e retenção, Employee Value Proposition, Employer Brand, Compliance, Gestão de Pessoas

Resumo

O presente estudo, de abordagem qualitativa, tem como objetivo compreender como a existência de um programa de compliance pode atuar como ferramenta de atração e retenção de talentos, atuando como parte dos fatores que compõem o Employee Value Proposition e o Employer Branding. A pesquisa realizada com 10 participantes foi desenvolvida a partir da utilização da técnica de amostragem por julgamento e com a utilização de entrevistas semiestruturadas. Os resultados apontaram para a influência dos programas de compliance como instrumento de gestão estratégica no fortalecimento do EVP e do EB na atração e retenção de talentos. Este estudo contribui para compreensão prática do compliance na interface do EVP e do EB como mecanismo de vantagem competitiva. Como contribuição social reforça o compliance como uma ferramenta preditiva, qual associada a gestão de pessoas pode contribuir para a compreensão da equidade nas organizações. Como originalidade da pesquisa destaca-se a questão da interrelação entre compliance, gestão de pessoas e a formação da marca empreendedora, dimensões pouco exploradas nos estudos da área.

Biografia do Autor

Samantha de Toledo Martins Boehs, Universidade Federal do Paraná

Docente do Departamento de Administração Geral e Aplicada da Universidade Federal do Paraná. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2017), área de concentração Psicologia das Organizações e do Trabalho. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2004) e Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Formada em Teoria e Técnica de Grupos Operativos pela Síntese (2010). Atuou como Psicóloga Organizacional e leciona nas áreas de Gestão de pessoas e Comportamento Humano. Uma das organizadoras dos Livros "Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho: conceitos fundamentais e sentidos aplicados" (2017) e "Trabalho, Maturidade e Aposentadoria: estudos e intervenções" (2021) lançados pela editora Vetor. Integrante do Laboratório de Psicologia Positiva nas Organizações e no Trabalho - LAPPOT (UFSC). Coordenadora do MBA em Gestão de Talentos e Comportamento Humano Ceppad/UFPR. Coordenadora do Projeto de Extensão Centro de Carreiras, do Grupo SOS Pós-graduação e do Programa de Educação para a Aposentadoria Vida Sim. Membro da Associação Brasileira de Orientação Profissional (ABOP) e da Associação Brasileira de Recursos Humanos -PR. Áreas de interesse: Gestão de Carreira, Aposentadoria, Gestão da Diversidade nas Organizações, Saúde Mental, Satisfação de Vida, Qualidade de Vida e Bem-estar no trabalho.

Bruno Eduardo Slongo Garcia, Universidade Federal do Paraná

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Especialista em Gestão de Negócios pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC/PR). Coordenador dos cursos de Gestão Comercial, Comércio Exterior, Gestão Pública, Marketing e Logística, Coordenador do Programa de Extensão Universitária (PROEX) no UniBrasil. Professor e pesquisador da área de Gestão na Uniandrade e tutor no MBA (UFPR), experiência nas áreas de Administração e contabilidade.

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Publicado

11/07/2024

Edição

Seção

Administração de Pessoal e Recursos Humanos (Personnel Management and Human Resources)