PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL E O BALANCED SCORECARD: CASO DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA FEDERAL

Autores

  • Adriano Antonio Nuintin Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Maria Aparecida Curi Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG
  • Paulo Roberto Rodrigues de Souza Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v12i0.5307

Palavras-chave:

Plano de Desenvolvimento Institucional, Balanced Scorecard, Universidade Federal, Setor Público, Planejamento Estratégico.

Resumo

O estudo tem como objetivo apresentar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) de uma Universidade Federal de acordo com os preceitos do Balanced Scorecard. Para a consecução do objetivo proposto, com base na literatura, o estudo buscou realçar a importância do planejamento estratégico e o processo de implementação do Balanced Scorecard (BSC). O PDI é um instrumento de planejamento e de gestão da Universidade, o qual evidencia, além de outros elementos, à missão a que se propõe, seus valores e à sua visão de futuro, materializados nos objetivos estratégicos e suas respectivas metas. O PDI é construído a cada cinco anos, a metodologia para sua elaboração é definida pela Instituição, sendo muito importante a participação de toda a comunidade acadêmica. O presente trabalho é caracterizado como uma pesquisa descritiva, com abordagem predominantemente qualitativa dos dados, realizado por meio de um estudo de caso de uma Universidade Pública. O caso estudado optou pela utilização dos preceitos do BSC para a construção do PDI, sendo dividido em três etapas, (i) definição da missão, da visão e dos valores da Instituição; (ii) definição das perspectivas estratégicas; e (iii) definição dos objetivos estratégicos, dos indicadores e das metas. O mapa estratégico e o painel de medição de desempenho, resultantes desta metodologia, propiciam aos gestores o acompanhamento dos resultados realizados e dos resultados esperados, de forma a tomar decisões no sentindo de manter ou corrigir as ações que estão sendo executadas por parte de todos os envolvidos.

Biografia do Autor

Adriano Antonio Nuintin, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, professor do magistério superior no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Linhas de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças, do setor público e privado.

Maria Aparecida Curi, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, professora do magistério superior no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Linhas de pesquisa: Contabilidade, Controladoria e Finanças, do setor público e privado.

Paulo Roberto Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL-MG

Doutor em Ciências na área de Engenharia de Produção - UNESP - Universidade Estadual Paulista, professor do magistério superior no Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Alfenas – UNIFAL-MG. Linha de pesquisa: Gestão Universitária e Educacional, Governo Eletrônico, transparência pública, Planejamento Estratégico Público

Referências

Almeida, M. I. R. (2009). Manual de planejamento estratégico com a utilização de planilhas Excel. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Coelho, G. N., Petri, S. M., Borges, A. P. A. A., & Hammes Jr. D. D. (2017). Construção de um painel estratégico baseado nas perspectivas do Balanced Scorecard para o departamento de finanças da UFSC. Revista de Administração de Roraima-UFRR, 2(7), 382-401.

Cunha, M. R., & Kratz L. (2016). Fatores críticos de sucesso no processo de implementação do Balanced Scorecard: um estudo de caso nas instituições federais de ensino superior Revista de Ciências da Administração, 46(18), 96-108.

Da Rosa, M. M, Petri, S. M., Petri, L. R. F., & Casagrande, M. D. H. (2014). O Balanced Scorecard como ferramenta de gestão estratégica e orçamentária da fundação cultural de Florianópolis. Revista Evidenciação Contábil & Finanças, 2(1), 39-58.

Decreto nº 9.235, de 15 de dezembro de 2017. Dispõe sobre o exercício das funções de regulação, supervisão e avaliação das instituições de educação superior e dos cursos superiores de graduação e de pós-graduação no sistema federal de ensino. Recuperado de http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Decreto/D9235.htm

Ghelman. S., & Da Costa, S. R. R. (2006). Adaptando o BSC para o setor público utilizando os conceitos de efetividade, eficácia e eficiência. Simpósio de Engenharia de Produção, Bauru, SP, Brasil, 13. Recuperado de http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/137.pdf

Gil, A. C. (2010). Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Herrero Filho, E. (2005). Balanced scorecard e a gestão estratégica. Rio de Janeiro: Elsevier.

Kaplan, S R., & Norton P. D. (1997). A estratégia em ação: balanced scorecard. 4 ed. Rio de Janeiro: Campus.

Lemos, L. V., Miranda, L. C., Libonati, J. J., & Wanderley, C. A. (2013). Balanced Scorecard: Um Estudo Sobre Sua Aplicação Nos Tribunais de Contas Estaduais Revista Gestão Organizacional. 3(11), 500-519.

Matias-Pereira, J. (2009). Finanças públicas: a política orçamentária no Brasil. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Michel, M. H. (2009). Metodologia e pesquisa científica em ciências sociais. 2. ed. São Paulo: Atlas.

Ministério da Educação, (2004). Formulário do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI. Recuperado de http://www2.mec.gov.br/sapiens/Form_PDI.htm

Oliveira, J. M., & Izelli, R. C. (2018). Indicadores de Desempenho Baseados no Balanced Scorecard: um modelo adaptado à administração pública. Revista FATEC Zona Sul. 2(4), 37- 51.

Padoveze, C. L. (2012). Controladoria estratégica e operacional: conceitos, estruturas, aplicação. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning.

Richardson, R. J. (2017). Pesquisa Social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas.

Slomski, V. (2013). Manual de contabilidade pública: de acordo com as normas internacionais de contabilidade aplicadas ao setor público (IPSASB/IFAC/CFC). 3. ed. São Paulo: Atlas.

Yin, R. K. (2015). Estudo de caso: planejamento e métodos. 5. ed. Porto Alegre: Bookman.

Downloads

Publicado

11/11/2022

Edição

Seção

Administração de Empresas (Business Administration)