GESTÃO COMERCIAL E RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES NUMA REDE ASSOCIATIVISTA DE SUPERMERCADOS

Autores

  • André Portes da Rocha Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Marcelo Sales Ferreira Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5208

Palavras-chave:

Relacionamento Comercial, Rede Associativista, Gestão e Estratégia.

Resumo

A participação em redes associativistas propicia importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos. O setor supermercadista acompanha essa tendência que está em amplo crescimento, a fim de superar os bloqueios legais e a burocracia. Por meio de estudo de caso em uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Rede Alfa), busca-se analisar o relacionamento da central de compras com fornecedores, identificando problemas específicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da referida rede. Assim, foi possível atestar a importância da maior agilidade e flexibilidade nas transações, com competição mais igualitária entre os associados, destacando-se, ainda, a relevância dos deveres e obrigações da rede, cujos quesitos confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação.

Biografia do Autor

André Portes da Rocha, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Casado, pai de 2 filhos, CEO de uma Rede de Supermercados no Rio de Janeiro, palestrante, autor do livro O Profissional Incomum.

Marcelo Sales Ferreira, Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor do Departamento de Ciências Administrativas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Integra o Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia. Interesses de pesquisa são gestão de operações, cadeias de suprimentos e varejo

Referências

BALESTRIN, A.; VERSCHOORE, J. R. Redes de Cooperação Empresarial: estratégias de gestão na nova economia. Porto Alegre: Bookman, 2008.

BALLOU, R. H. Logística empresarial. Transporte, administração de materiais e distribuição física. São Paulo: Atlas, 1993.

CARVALHO, A. Centrais de negócios: desafios da união. Supermercado Moderno. São Paulo, v. 36, n. 7, p. 36-42, jul. 2005.

CENTRAL JURÍDICA. Conceito, Requisitos e Princípios dos Contratos. Disponível em: https://www.centraljuridica.com/doutrina/78/direito_civil/conceito_requisitos_principios_dos_contratos.html. Acesso em mar de 2018.

CHIESA, Giorgio Arnaldo Enrico. Uma investigação sobre a importância da operação com centrais de negócios para o consumidor final em supermercados de vizinhança. Tese de Doutorado (Catálogo USP). Unidade da USP. Escola Politécnica Área do Conhecimento Engenharia de Produção Data de Defesa 2008-04-10. Imprensa São Paulo, 2008.

D’AVENI, R. A. Hipercompetição: estratégias para dominar a dinâmica do mercado. Rio de Janeiro: Campus, 1995.

DONATO, F. A. L.; ROSSI, M. A. M.; BEZERRA, E. P. G. O impacto de um processo de planejamento colaborativo sobre a gestão dos riscos na cadeia de suprimentos. XXVII Encontro Nacional de Engenharia de Produção. A Energia que move a produção: um diálogo sobre integração, projeto e sustentabilidade. Foz do Iguaçu, PR, Brasil, 09 a 11 de outubro/2007.

FABIANO, Paulo. Rede associativista como aliada na gestão dos negócios no varejo. Disponível em: http://novovarejo.com.br/rede-associativista-como-aliada-na-gestao-dos-negocios-no-varejo/. Acesso em maio de 2018.

FERREIRA, I. Jr.; TEIXEIRA, R.M. Redes de pequenas empresas: A aplicação de uma tipologia em uma Rede de supermercados. Revista de Administração Mackenzie, 8(3), 128-152, 2007.

FERREIRA, M. S. A diversidade cultural e a estratégia de serviços no varejo brasileiro: um estudo de caso na Rede Smart de supermercados / Marcelo Sales Ferreira. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPE, 2011.

GARCIA, L. M. B.; PAULILLO, L. F. Centrais de pequenos supermercados no estado de São Paulo: evolução da coordenação e coesão relacional, Production, v. 24, n. 1, p. 188-199, jan./mar. 2014.UFSCar, 2014.

GHISI, F. A. Fatores críticos na sustentabilidade das centrais de negócios do setor supermercadista. 2005. f.270. Tese (Doutorado). Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Ribeirão Preto: USP, 2005.

LIMA FILHO, D. et al. Redes de cooperação no varejo alimentar de vizinhança: percepção dos associados. Gestão & Produção, v. 13, n. 2, p. 311-314, 2006.

LOPES, F. F.; NEVES, M. F.; CÔNSOLI, M. A.; MERLO, E. M.. Estratégias de Rede de Empresas: O associativismo no pequeno varejo alimentar. In: VIII Congresso Latino Americano de Economia e sociologia Rural. Cuiabá-MT, 2004.

MARCON, C.; MOINT, N. Estratégia-Rede: Ensaio de estratégia. Caxias do Sul: Educs, 2001.

MARQUI, A.C.; GUIRRO, A. B.; MERLO, E. M. Vantagens decorrentes da formação de associações de compras: um estudo de caso. XXXVII Cladea. Porto Alegre, 2002.

MÁXIMO, N.; MELO, N. Centrais de negócios de pequenas empresas do setor supermercadista: entre a concorrência e a cooperação. Revista Intra textos, v. 2, n. 1, p. 76-96, 2011.

NETO, C. B. A visão supermercadista sobre os fatores determinantes nas relações comerciais com os fornecedores. Tese de Doutorado. São Paulo, 2006.

PIGATTO, G.; SANTINI, G. A.; SOUZA, J. F. Relacionamento Comercial em Canais de Distribuição: Análise Segundo os Pequenos Supermercados de Bairro. Revista de Negócios, ISSN 1980 – 4431, Blumenau, V16, n.4, p. 107 – 126, Outubro/Dezembro 2011.

RICARTE, M. A. C. A Logística em pequenos supermercados e o papel da Tecnologia da Informação: um estudo de caso em uma associação de supermercados. Dissertação apresentada ao Curso de Mestrado em Administração de Empresas da Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Administração pela Escola de Administração do Ceará. Logística Empresarial pela Universidade Federal do Ceará – UFC, 2005.

SAAB, W. G. L.; GIMENEZ, L. C. P. Supermercado no Brasil: o movimento das grandes empresas. Gerência Setorial de Comércio e Serviços, n.22. BNDES, dez. 2000.

TROCCOLI, I. R. Co-Criação de Valor e Fidelização dos Clientes: Uma Visão Integrada. Revista Científica Internacional - Ano 2 - N º 04 / Jan – 2009.

YIN, R.K. Estudo de Caso - Planejamento e Métodos. 3 ed. Porto Alegre: Bookman, 2005.

ZANINI, M. T. F.; LUSK, E. J.; WOLFF, B. Trust within the Organizations of the New Economy: an Empirical Analysis of the Consequences of Institutional Uncertainty. RAC, Curitiba, v. 13, n. 1, art. 5, p. 72-91, Jan./Mar. 2009.

Downloads

Publicado

30/04/2020

Edição

Seção

Artigos/Papers