GESTÃO COMERCIAL E RELACIONAMENTO COM FORNECEDORES NUMA REDE ASSOCIATIVISTA DE SUPERMERCADOS
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v9i1.5208Palavras-chave:
Relacionamento Comercial, Rede Associativista, Gestão e Estratégia.Resumo
A participação em redes associativistas propicia importantes benefícios, como custos compartilhados, operações conjuntas, ações de marketing, variedade do mix de produtos. O setor supermercadista acompanha essa tendência que está em amplo crescimento, a fim de superar os bloqueios legais e a burocracia. Por meio de estudo de caso em uma rede associativista de supermercados do Estado do Rio de Janeiro (Rede Alfa), busca-se analisar o relacionamento da central de compras com fornecedores, identificando problemas específicos. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com executivos de indústrias e atacados, que possuem posição de destaque entre os fornecedores da referida rede. Assim, foi possível atestar a importância da maior agilidade e flexibilidade nas transações, com competição mais igualitária entre os associados, destacando-se, ainda, a relevância dos deveres e obrigações da rede, cujos quesitos confiança e troca de informações (comunicação) são essenciais para o sucesso da relação.Referências
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