Estudo de viabilidade de mercado de uma hotelaria para animais de estimação com pet shop no Vale do Caí (RS)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v8i1.4301

Palavras-chave:

Hotelaria, Pesquisa de Mercado, Pet (Shop), Vale do Caí, Viabilidade de Mercado.

Resumo

O setor terciário tem se expandido consideravelmente no Brasil. No segmento pet esta realidade revela-se especialmente no crescente consumo de bens e serviços, impulsionado pelo fenômeno da humanização dos animais. Esta pesquisa objetiva responder se existe viabilidade de mercado para o estabelecimento da primeira empresa que oferte conjuntamente uma hotelaria para animais de estimação com pet shop no Vale do Caí. O empreendimento, a ser implantado na cidade de São Sebastião do Caí, propõe-se a atender os residentes locais que busquem um ambiente que agregue um espaço para descanso, lazer e cuidado para seus pets. Para investigar se há aceitação do negócio foi aplicada uma pesquisa de mercado através de um questionário semiestruturado composto por vinte questões direcionadas à população da região, a fim de levantar dados que permitissem responder a questão. Concluiu-se que há receptividade mercadológica do público para a empresa, pois na apresentação e análise dos resultados verificou-se que ampla proporção dos entrevistados mostrou-se favorável à sua implantação. As informações obtidas revelaram ainda o envolvimento e a preocupação de expressiva maioria dos respondentes com seus pets, demonstrando que muito provavelmente consumirão os produtos e serviços a serem ofertados pela empresa. Prospecta-se que o nível de demanda do empreendimento será promissor, desde que seja implementado visando a um padrão de atendimento e relacionamento com o público em conformidade com o indicado pelos potenciais clientes na pesquisa de mercado, isto é, diversificando as atividades e se comprometendo em prestar serviços de qualidade com responsabilidade a preços de mercado atrativos.

Biografia do Autor

Juliano Vargas, Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB).

Doutorando em Economia pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Economia (2015) e Bacharelado em Ciências Sociais (2016) pela Universidade Federal do Espírito Santo. Bacharelado em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2012). Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pela Universidade de Caxias do Sul (2007). MBA em Gestão Estratégica em Comércio Exterior pela Universidade Cândido Mendes (2017). Tem interesse na área de Economia, com ênfase em Teoria Econômica e Economia Política.

Ana Luise Finkler Machado, Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Bacharela em Administração pela Universidade de Caxias do Sul (2015). Tem interesse na área de Administração, com ênfase em mercadologia (marketing).

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Publicado

29/06/2018

Edição

Seção

Mercadologia (Marketing)