As Variáveis Relacionadas à Escolha do Modo de Entrada em Mercados Internacionais

Autores

  • Fernanda Kalil Steinbruch Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Mauren do Couto Soares Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).
  • Moema Pereira Nunes Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Marcelo Gattermann Perin Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
  • Cláudio Hoffmann Sampaio Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

DOI:

https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3172

Palavras-chave:

Estratégia, Competitividade, Internacionalização.

Resumo

O objetivo do presente trabalho é analisar as variáveis relacionadas à escolha do modo de entrada em mercados internacionais feita por executivos de empresas brasileiras do setor eletroeletrônico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória. Mais especificamente, foram coletadas entrevistas com nove executivos de empresas, que vivenciaram processos de internacionalização e de escolha de modos de entrada, e com cinco especialistas sobre o tema. Os dados, tratados através da técnica de análise de conteúdo temática, permitiram constatar que as variáveis consideradas pelos executivos brasileiros durante a decisão do modo de entrada são as seguintes: (i) custo; (ii) controle; (iii) risco; (iv) distância cultural; (v) distância geográfica; (vi) velocidade de internacionalização e tempo total de viagem; (vii) experiência multinacional da firma; (viii) atratividade do mercado; (ix) incentivos de entidades brasileiras; (x) escolha do parceiro certo; e, (xi) retorno da operação. Ainda, com base nos dados obtidos, foi possível observar que o modo de entrada mais utilizado pelas empresas entrevistadas do setor eletroeletrônico é a exportação, enquanto que as franquias não despertam o interesse dos executivos.

Biografia do Autor

Fernanda Kalil Steinbruch, Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Mestre em Administração e Negócios pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Interesses de pesquisa em modos de entrada, internacionalização de empresas e estratégia.

Mauren do Couto Soares, Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS).

Doutoranda em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Interesses de pesquisa na área de marketing estratégico.

Moema Pereira Nunes, Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutora em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Interesses de pesquisa em negócios internacionais, estratégias de internacionalização, logística internacional e inovação.

Marcelo Gattermann Perin, Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atua nos seguintes temas: marketing estratégico, inovação e performance organizacional.

Cláudio Hoffmann Sampaio, Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).

Doutor em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Temas de interesse: marketing, estratégia, performance empresarial e inovação.

Referências

Ambos, B., & Hakanson, L. (2014). The Concept of Distance in International Management Research. Journal of International Management, 20(1), 1-7.

Boeh, K., & Beamish, P. W. (2012). Travel time and the liability of distance in foreign direct investment: Location choice and entry mode. Journal of International Business Studies, 43, 525-535.

Carneiro, J., & Dib, L. A. (2007). Avaliação comparativa do escopo descritivo e explanatório dos principais modelos de internacionalização de empresas. Internext – Revista Eletrônica de Negócios Internacionais da ESPM, 2(1), 1-25.

Efrat, K., & Shoham, A. (2013). The interaction between environment and strategic orientation in born globals’ choice of entry mode. International Marketing Review, 30(6), 536-558.

Morschett, D., Schramm-Klein, H., & Swoboda, B. (2010). Decades of research on market entry modes: What do we really know about external antecedents of entry mode choice? Journal of International Management, 16(1), 60-77.

Downloads

Publicado

02/08/2016

Edição

Seção

Mercadologia (Marketing)