As Variáveis Relacionadas à Escolha do Modo de Entrada em Mercados Internacionais
DOI:
https://doi.org/10.18227/2237-8057rarr.v6i1.3172Palavras-chave:
Estratégia, Competitividade, Internacionalização.Resumo
O objetivo do presente trabalho é analisar as variáveis relacionadas à escolha do modo de entrada em mercados internacionais feita por executivos de empresas brasileiras do setor eletroeletrônico. Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo de natureza exploratória. Mais especificamente, foram coletadas entrevistas com nove executivos de empresas, que vivenciaram processos de internacionalização e de escolha de modos de entrada, e com cinco especialistas sobre o tema. Os dados, tratados através da técnica de análise de conteúdo temática, permitiram constatar que as variáveis consideradas pelos executivos brasileiros durante a decisão do modo de entrada são as seguintes: (i) custo; (ii) controle; (iii) risco; (iv) distância cultural; (v) distância geográfica; (vi) velocidade de internacionalização e tempo total de viagem; (vii) experiência multinacional da firma; (viii) atratividade do mercado; (ix) incentivos de entidades brasileiras; (x) escolha do parceiro certo; e, (xi) retorno da operação. Ainda, com base nos dados obtidos, foi possível observar que o modo de entrada mais utilizado pelas empresas entrevistadas do setor eletroeletrônico é a exportação, enquanto que as franquias não despertam o interesse dos executivos.Referências
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