Apresentação

Autores

  • Gilvete Lima Gabriel Universidade Federal de Roraima / Professora Adjunta I do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação
  • Alessandra Pertenella Universidade Federal de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.7046

Palavras-chave:

Inclusão, Narrativas, Formação de Professores

Resumo

Pensar em alternativas pedagógicas nos dias atuais para a inclusão é um grande desafio para nós professoras e professores. Assim, esse dossiê tem como objetivo apresentar resultados de estudos e pesquisas sobre a formação de professores, nesta direção, no espaço-tempo escolar e não-escolar. Considera como importante, a narrativa autobiográfica de formação e atuação de professores para propiciar a compreensão dos conhecimentos teóricos, metodológicos e experienciais que norteiam a prática docente, bem como abordagens críticas que expressem os limites e possibilidades da inclusão em uma sociedade excludente. A inclusão aqui configura-se como ampliação das possibilidades dos sujeitos historicamente excluídos se apropriarem do conhecimento universal e desenvolverem-se, seja em espaços escolares ou não-escolares.

Downloads

Publicado

12/06/2021

Edição

Seção

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas