Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v1i1.6398

Palavras-chave:

educação especial, política educacional, pesquisa educacional, diversidade, educação escolar indígena, narrativa

Resumo

Editorial do primeiro volume da REPI, bem como discute as possibilidades e desafios da pesquisa em educação no Brasil Também explica a escolha da imagem da capa, o Caimbé, e faz os agradecimentos as pessoas envolvidas.

Biografia do Autor

Gilvete Lima Gabriel, Universidade Federal de Roraima, Professora Adjunta I do curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação

Pós-Doutora em Educação na Universidade Federal da Paraíba, na linha de Pesquisa História da Educação Brasileira (2018). Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, mestrado em Educação pela Universidade Federal do Amazonas. Publico livro Autobiographie narrative et construction didentité enseignante en Amazonie brésilienne, que integra a parte teórica da coleção Histoire de vie et formação dirigida por Gaston Pineau (2016). Realizou em 2014 curso de curta duração na Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité. Centre de recherche interuniversitaire EXPERICE. Exerce a docência no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Roraima desde 1997. Criou e coordenou o curso de Licenciatura em Educação do Campo no período 2009-2011. Tenm experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: História da educação e História da educação brasileira, narrativa autobiográfica, formação de professor, autobiografia, educação infantil, educação indígena e educação do campo. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Autobiográficas, Interdisciplinares e Interculturais de Roraima. Membro fundador da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica e da Associação Norte-Nordeste das Histórias deVida e Formação (ANNHIVIF).

João Henrique da Silva, Universidade Federal de Roraima, Professor do magistério superior visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação

Editor adjunto da Revista Educação, Pesquisa e Inclusão. Professor magistério superior visitante da UFRR. Doutor em Educação Especial pela UFSCar. Mestre em educação pela UFGD. Bacharel e licenciado em Filosofia e Pedagogia.

Referências

NASCIMENTO, S. P.; CARVALHO, C. M. de. Expressões orais populares utilizadas pelo povo do lavrado em Roraima. Rev. Geogr. Acadêmica, Boa Vista, v. 10, n. 1, 2016. Disponível em: https://revista.ufrr.br/rga/article/view/3661. Acesso em: 17 abr. 2020.

RICOEUR, P. Percurso do reconhecimento. São Paulo: Edições Loyola, 2006.

SOUZA, J. P. Caimbé. Fotografia. 2014. Disponível em: https://www.flickr.com/photos/joaopphoto/13654626774/in/photostream/. Acesso: 07 de maio de 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA. Dados da Proposta de Programa/Curso Novo. 2017.

Downloads

Publicado

23/12/2020