ANÁLISE MULTITEMPORAL DE FOCOS DE QUEIMADAS E VARIÁVEIS CLIMÁTICAS, NO ESTADO DO PARÁ

Autores

Palavras-chave:

Monitoramento de Queimadas, Google Earth Engine,

Resumo

As queimadas estão entre os principais problemas ambientais no Brasil, sendo considerado um dos fatores primordiais na destruição e ameaça a biodiversidade. Diante disso, o objetivo deste trabalho foi à elaboração de uma análise multitemporal dos focos de queimadas no estado do Pará, verificando a relação com variáveis climáticas e desmatamento, nos anos de 2005, 2010 e 2015. Para isso, foram utilizados para a obtenção dos focos de queimadas dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, para desmatamento usou-se os dados do projeto PRODES, por meio da plataforma do Google Earth Engine obteve-se os dados de precipitação e temperatura. O processamento, análise e interpretação dos dados, foram realizados no Excel e no software ArcGIS 10.3. Assim, a partir da análise multitemporal dos focos de queimada nos municípios do Pará, constatou-se que as mesorregiões que apresentaram maior índice de focos de queimadas foram a Sudeste, Sudoeste e Nordeste Paraense. Foi verificada possível relação do desmatamento com os focos de queimadas nas mesorregiões do Sudeste e Sudoeste Paraense. Em relação as variáveis climáticas, observou-se que a diminuição da precipitação e o aumento da temperatura favoreceram a ocorrência das queimadas, entretanto não foram os fatores determinantes. Assim, o estudo demonstra que o geoprocessamento aliado a pesquisa dos focos de queimadas é de grande relevância, sendo incentivado o uso dessas ferramentas, uma vez que as informações provenientes destas podem contribuir nos contextos gerenciais, operacionais e científicos.

Biografia do Autor

Karla de Souza Santos, Universidade Federal do Pará

Graduada em Engenharia Ambiental pela Faculdade Estácio de Belém. Especialista em georreferenciamento, geoprocessamento e sensoriamento remoto, pela Faculdade Estácio de Belém. Mestra em Ciências Ambientais pela Universidade de Estado do Pará - UEPA. Doutoranda em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade Federal do Pará.

Dayane Dantas da Silva, Universidade Federal do Pará

Graduada em Engenharia Ambiental pela Faculdade Estácio de Belém. Discente de MEstrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Pará

Ricardo José de Paula Souza e Guimarães, Instituto Evandro Chagas

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (1994), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000) e doutorado em Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte (2010). Atualmente é Tecnologista Pleno 2 (Pesquisa e Investigação Biomédica em Saúde Publica) e Responsável pelo Laboratório de Geoprocessamento do Instituto Evandro Chagas / SVS / MS; Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e Vigilância em Saúde (PPGEVS) do Instituto Evandro Chagas (IEC); Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Saúde Animal na Amazônia (PPGSAAM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) e Professor Colaborador do curso de Especialização em Geoprocessamento Aplicado à Agroecologia e ao uso dos Recursos Naturais (Geo_Agroecologia) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geotecnologias, Sensoriamento Remoto, Sistemas de Informação Geográfica, Epidemiologia Espacial, Saúde Pública; atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento na saúde e no meio ambiente, geotecnologia móvel, análise espacial e geoestatística.

Downloads

Publicado

25-06-2020

Edição

Seção

Artigos