VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MADEIRA

Autores

  • Dênis Cardoso Gomes Universidade Federal do Pará
  • Nedilson Sanches Ferreira Universidade Federal do Pará
  • Aline Maria Meiguins Lima Universidade Federal do Pará
  • Edivaldo Afonso de Oliveira Serrão Universidade Federal do Pará

Palavras-chave:

Pluviosidade. TSM. Oscilação.

Resumo

O entendimento da variabilidade espaço-temporal da precipitação em bacias hidrográficas é fundamental na caracterização do clima, devido poder acarretar riscos ambientais. As geotecnologias possibilitam suprir as falhas em informação hidrológicas. Este trabalho tem como objetivo discutir a distribuição espaço-temporal pluviométrica precipitação na bacia hidrográfica do rio Madeira, verificando suas áreas de maior e/ou menor potencial hídrico. A bacia hidrográfica do rio Madeira está localizada ao Norte do Brasil, mais influente do Amazonas, com chuvas de 1650-3050 mm e solo bastante diversificado. Os dados pluviométricos são provenientes da ANA e os de TSM adquiriu-se da NOAA. Verificou-se as anomalias positivas de TSM para o Pacífico, e nestas mesmas águas, valores negativos (TSM). No oceano Atlântico observa-se os anos de Dipolo Positivo e Negativo. O trimestre mais chuvoso é Janeiro (300,6 mm), Fevereiro (291,8 mm) e Março (286,8 mm) e o menos chuvoso é Junho (47,0 mm), Julho (29,4 mm) e Agosto (36,7 mm). Na estação chuvosa (Nov-Abr) verifica-se o favorecimento do abastecimento hídrico no baixo curso do rio Madeira. A época da estiagem (Mai-Out) é caracterizada por um déficit hidrológico. As menores chuvas observam-se á sul-sudoeste (1.120,5-1.868,7 mm). Na região central da (1.868,7-2.192,6 mm). As maiores chuvas concentram-se á nordeste (2.501,1-3.087,3 mm). As vazões de montante (Rio Beni) apresentaram na maior parte do período picos superiores a 4000 m³/s. O impacto que a pluviosidade causa na oferta hídrica de uma bacia é crucial para a preservação deste reservatório ambiental, pois influencia em vários setores na esfera socioeconômica.

Biografia do Autor

Dênis Cardoso Gomes, Universidade Federal do Pará

Cursou Engenharia Ambiental na Estácio - IESAM (2013 - 2014). Graduando do 6º semestre de Meteorologia na Universidade Federal do Pará (UFPA). Tem experiência na área da Geociência com ênfase em Hidrometeorologia relacionada a Modelagem Hidroambiental. Foi bolsista PIBIC/UFPA analisando o comportamento hidrológico segundo uso e cobertura da terra na bacia do rio Capim. Atualmente é monitor no Laboratório de Estudos de Modelagem Hidroambientais

Nedilson Sanches Ferreira, Universidade Federal do Pará

Técnico formado pelo Instituto Tecnológico da Amazônia- ITAM- (2013).Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia nas áreas de Biometeorologia, Hidrometeorologia, Climatologia, Geoprocessamento e Desastre Naturais. Atuando no momento como voluntario pesquisando e desenvolvimento trabalhos científicos no Laboratório de Estudos e Modelagem Hidroambiental (LEMHA)

Aline Maria Meiguins Lima, Universidade Federal do Pará

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

Edivaldo Afonso de Oliveira Serrão, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Mestre em Meteorologia pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Bacharel em Meteorologia pela Universidade Federal do Pará - UFPA. Atua nas linhas de pesquisa de Geoprocessamento e sensoriamento remoto aplicado a modelagem hidrológica, Meteorologia e Climatologia Aplicada aos Trópicos. Estando inserido nos grupos de pesquisa de Estudos e Modelagem Hidroambientais da Universidade Federal do Pará - UFPA, grupo de pesquisa de Meteorologia e Climatologia aplicada aos Trópicos, e grupo de pesquisa de Geotecnologias e modelagem de risco ambiental, onde desenvolve pesquisa utilizando Modelagem Hidrológica e Sensoriamento Remoto da Atmosfera na Universidade Federal de Campina Grande.

Downloads

Publicado

12-07-2019

Como Citar

Gomes, D. C., Ferreira, N. S., Lima, A. M. M., & Serrão, E. A. de O. (2019). VARIABILIDADE ESPAÇO-TEMPORAL DA PRECIPITAÇÃO: BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO MADEIRA. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 13(1), 90–104. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/5514

Edição

Seção

Artigos