MIGRAÇÃO E SUSTENTABILIDADE DOS AGRICULTORES FAMILIARES VINCULADOS A UMA ASSOCIAÇÃO EM SÃO JOSÉ DOS QUATRO MARCOS, MATO GROSSO

Autores

  • Junior Miranda Scheuer Universidad de la República
  • Sandra Mara Alves da Silva Neves Universidade do Estado de Mato Grosso
  • Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin Universidade do Estado de Mato Grosso

Palavras-chave:

Colonização, Desenvolvimento rural, Índice

Resumo

Objetivou-se investigar a migração e a sustentabilidade sócio-agropecuária dos agricultores familiares vinculados a Associação dos Pequenos Produtores da Região do Alto Sant’Ana, beneficiários do Programa de Aquisição de Alimentos, do município mato-grossense de São José dos Quatro Marcos no ano/safra agrícola de 2013/2014. A pesquisa foi realizada com 46 agricultores por meio de entrevista semiestruturada. Os índices de sustentabilidade foram obtidos através de equações matemáticas. Aproximadamente 33% dos agricultores são migrantes do estado de São Paulo, 26% naturais do município de São José dos Quatro Marcos, 17% de outros lugares do estado de Mato Grosso e 24% de outros estados brasileiros. A produção agrícola dos agricultores migrantes de Mato Grosso do Sul e Minas Gerais destacaram-se como as mais sustentáveis, enquanto os naturais de São José dos Quatro Marcos perfizeram o cenário mais desfavorável. Concluiu-se que os agricultores necessitam se organizar coletivamente e o Estado criar/implementar mecanismos para o estabelecimento do desenvolvimento rural sustentável.

Biografia do Autor

Junior Miranda Scheuer, Universidad de la República

Doctorando en Ciencias Agrarias (Udelar/UY);Mestre em Ambiente e Sistemasde Produção Agrícola (Unemat/MT-BR); Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável (Uninter/PR-BR); Especialista em Educação Profissional (Senac/RS-BR); Tecnólogo em Produção Sucroalcooleira (Uri/RS-BR).Bolsa CAP/UY de doutorado.

Sandra Mara Alves da Silva Neves, Universidade do Estado de Mato Grosso

Dra. em Geografia. Professora adjunta do Curso de Geografia e do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Edinéia Aparecida dos Santos Galvanin, Universidade do Estado de Mato Grosso

Dra. em Ciências Cartográficas. Professora adjunta do Curso de Matemática e do Mestrado em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Downloads

Publicado

04-08-2017

Edição

Seção

Artigos