COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS POR ESTUDANTES DE ARQUITETURA: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Wellington Francisco Bescorovaine, Geisse Adriana da Silva, Jéssica Rodrigues da Silva, Luís Henrique Pires Milani, Rute Grossi Milani

Resumo


O presente estudo visa caracterizar o comportamento pró-ambiental de estudantes do curso de arquitetura e urbanismo com ênfase ao descarte e à reciclagem de resíduos, bem como tecer alguns apontamentos para a educação ambiental no ensino superior. Participaram da pesquisa, de natureza exploratória, 58 estudantes concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo matriculados em uma instituição de ensino particular, situada na região Sul do Brasil. Foi aplicada a Escala de Comportamento Ecológico e um questionário sobre a produção de lixo e o seu descarte. Referente ao comportamento pró-ambiental, a maior média se apresentou em limpeza urbana e a menor em ativismo e consumo. Quanto aos comportamentos de economia de água e energia, e reciclagem, os alunos evidenciaram tendência a realizá-los ocasionalmente. As respostas aos questionários mostraram que 59,9% dos estudantes não se preocupam com a quantidade de lixo produzida; 68,8 % procuram separar os lixos recicláveis; 37,86% raramente ou nunca reutilizam as embalagens de produtos; 41,32 % procuram lavá-las antes de descartá-las; e somente 10,34% já participaram ou participam de programas que incentivam a preservação ambiental. Os dados obtidos sinalizam a necessidade da ambientalização nas Instituições de Ensino Superior, levando em consideração as crenças e os valores ambientais dos estudantes e envolvendo-os em projetos sociais, visando o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais.


Palavras-chave


lixo; comportamento ecológico; educação ambiental; saúde ambiental; ensino superior.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3861

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114