COMPORTAMENTO PRÓ-AMBIENTAL E DESCARTE DE RESÍDUOS SÓLIDOS POR ESTUDANTES DE ARQUITETURA: APONTAMENTOS PARA A EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Autores

  • Wellington Francisco Bescorovaine Mestrado em Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá
  • Geisse Adriana da Silva Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
  • Jéssica Rodrigues da Silva Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar
  • Luís Henrique Pires Milani Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma
  • Rute Grossi Milani Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI) http://orcid.org/0000-0003-2918-1266

Palavras-chave:

lixo, comportamento ecológico, educação ambiental, saúde ambiental, ensino superior.

Resumo

O presente estudo visa caracterizar o comportamento pró-ambiental de estudantes do curso de arquitetura e urbanismo com ênfase ao descarte e à reciclagem de resíduos, bem como tecer alguns apontamentos para a educação ambiental no ensino superior. Participaram da pesquisa, de natureza exploratória, 58 estudantes concluintes do curso de Arquitetura e Urbanismo matriculados em uma instituição de ensino particular, situada na região Sul do Brasil. Foi aplicada a Escala de Comportamento Ecológico e um questionário sobre a produção de lixo e o seu descarte. Referente ao comportamento pró-ambiental, a maior média se apresentou em limpeza urbana e a menor em ativismo e consumo. Quanto aos comportamentos de economia de água e energia, e reciclagem, os alunos evidenciaram tendência a realizá-los ocasionalmente. As respostas aos questionários mostraram que 59,9% dos estudantes não se preocupam com a quantidade de lixo produzida; 68,8 % procuram separar os lixos recicláveis; 37,86% raramente ou nunca reutilizam as embalagens de produtos; 41,32 % procuram lavá-las antes de descartá-las; e somente 10,34% já participaram ou participam de programas que incentivam a preservação ambiental. Os dados obtidos sinalizam a necessidade da ambientalização nas Instituições de Ensino Superior, levando em consideração as crenças e os valores ambientais dos estudantes e envolvendo-os em projetos sociais, visando o desenvolvimento de atitudes pró-ambientais.

Biografia do Autor

Wellington Francisco Bescorovaine, Mestrado em Tecnologias Limpas do Centro Universitário de Maringá

Arquiteto Urbanista, Mestrando em Tecnologias Limpas no Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Geisse Adriana da Silva, Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá; bolsista Fundação Araucária

Jéssica Rodrigues da Silva, Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá - Unicesumar

Discente do Curso de Psicologia do Centro Universitário de Maringá;

Luís Henrique Pires Milani, Faculdade Metropolitana de Maringá - Unifamma

Possui bacharelado em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá e em Ciências Contábeis pela Faculdade Metropolitana de Maringá. Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Rute Grossi Milani, Centro Universitário de Maringá - Unicesumar, Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI)

Psicóloga, Mestre e Doutora em Saúde Mental pela Universidade de São Paulo, Docente dos Programas de Mestrado em Tecnologias Limpas e Promoção de Saúde do Centro Universitário de Maringá, Pesquisadora do Instituto Cesumar de Ciência, Tecnologia e Inovação (ICETI),

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Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos