Uso de ferramentas SIG para análise florestal de Araucaria angustifolia em um fragmnto de floresta ombrófila mista no Parque Nacional de São Joaquim

Josiane Cordova de Oliveira, Camila Angelica Baum, Valter Antônio Becegato, Sílvio Luís Rafaeli Neto, Laís Lavnitcki

Resumo


A grande exploração sem os cuidados necessários, técnicas de manejo inadequadas e a falta de reposição conduziram a espécie nativa A. angustifólia, considerada a maior conífera do país, se encontra atualmente ameaçada de extinção. A aplicação de técnicas de análise espacial tem sido utilizada a fim de compreender o crescimento e desenvolvimento das espécies florestais, permitindo o estabelecimento das etapas de manejo florestal. Este estudo tem por objetivo, analisar a distribuição de Araucaria angustifolia em relação ao diâmetro a altura do peito (DAP) de seus indivíduos, variável esta que se mostra de extrema importância para compreender a competição por recursos dentro de uma floresta. A área de estudo está situada no Parque Nacional de São Joaquim, no município de Urubici, região serrana de Santa Catarina, local onde foram coletados dados de altura e DAP de 140 indivíduos da referida espécie. A partir de tais informações,  foram calculados o volume e a área basal dos mesmos. Os dados foram analisados no software ArcGis®, através de análises espaciais de agrupamento (cluster) e autocorrelação espacial. Diante dos resultados conclui-se que o desenvolvimento dos indivíduos pode estar influenciado pelos níveis de umidade do solo, incidência de radiação e profundidade do solo derivados da competição por espaço e localização dos indivíduos.


Palavras-chave


Análise Espacial; Crescimento; Área Basal.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.18227/1678-7226rga.v10i2.3859

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2016 REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA



 


 

Indexadores: CrossrefSumários.org; Periódicos CapesAGORA (Access to Global Online Reasearch  in Agriculture - FAO)Geoscience e-Journals; EBSCO PublishingGenamics JournalSeekGeoRef  database; GALE Cengage LearnigLATINDEX; CGP - American Geographical Society Library; DOAJ - Directory of Open Access Journals; Ocean Technology, Policy and Non-Living Resources (ASFA 2); Meteorological and Geoastrophysical Abstracts; Water Resources Abstract; ICAAP - Journal Database; SJSU - Electronic Journals Index;  Open J-Gate; Portal do SEER; Eletronic Journals Library; e -Periodicos (Sistema de Bibliotecas da Unicamp)  

 

A RGA também disponibiliza seus artigos na plataforma academica.edu disponível em: http://ggf.academia.edu/rga

 

Google Page Rank

PRchecker.info

 



 

Previous

Random

Next

List


Qualis da Capes (Baixar extrato do WebQualis)

Geografia B3

Geociências B4

Interdisciplinar B4

Ciências Ambientais B4

Ecologia e Meio Ambiente B4 

Biodiversidade B4

Engenharias I B4

Administração, Ciências Contábeis e Turismo B4

Ciências Agrárias I B5


Repositórios/Repositories: Scribd iPaper; DocStoc; Calaméo

Creative Commons License
Revista Geografica Academica by Geografica Academica is licensed under a Creative Commons Atribuição-Uso Não-Comercial-Vedada a Criação de Obras Derivadas 2.5 Brasil License.
Based on a work at www.rga.ggf.br.
Permissions beyond the scope of this license may be available at http://www.rga.ggf.br

Periódico científico do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Roraima. Editado pelo Laboratório de Métricas da Paisagem - MEPA / Instituto de Geociências, Dep. de Geografia da Universidade Federal de Roraima - UFRR.

Contato: geograficaacademica@gmail.com

Universidade Federal de Roraima

IGEO/Geografia

Laboratório de Métricas da Paisagem

Campus Paricarana

Av. Cap. Ene Garcez, 2413

CEP: 69310-000

Boa Vista, Roraima

Telefone: 95 - 3621 3114