Uso de ferramentas SIG para análise florestal de Araucaria angustifolia em um fragmnto de floresta ombrófila mista no Parque Nacional de São Joaquim

Autores

  • Josiane Cordova de Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Camila Angelica Baum Universidade do Estado de Santa Catarina http://orcid.org/0000-0001-5045-2652
  • Valter Antônio Becegato Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Sílvio Luís Rafaeli Neto Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Laís Lavnitcki Universidade do Estado de Santa Catarina

Palavras-chave:

Análise Espacial, Crescimento, Área Basal.

Resumo

A grande exploração sem os cuidados necessários, técnicas de manejo inadequadas e a falta de reposição conduziram a espécie nativa A. angustifólia, considerada a maior conífera do país, se encontra atualmente ameaçada de extinção. A aplicação de técnicas de análise espacial tem sido utilizada a fim de compreender o crescimento e desenvolvimento das espécies florestais, permitindo o estabelecimento das etapas de manejo florestal. Este estudo tem por objetivo, analisar a distribuição de Araucaria angustifolia em relação ao diâmetro a altura do peito (DAP) de seus indivíduos, variável esta que se mostra de extrema importância para compreender a competição por recursos dentro de uma floresta. A área de estudo está situada no Parque Nacional de São Joaquim, no município de Urubici, região serrana de Santa Catarina, local onde foram coletados dados de altura e DAP de 140 indivíduos da referida espécie. A partir de tais informações,  foram calculados o volume e a área basal dos mesmos. Os dados foram analisados no software ArcGis®, através de análises espaciais de agrupamento (cluster) e autocorrelação espacial. Diante dos resultados conclui-se que o desenvolvimento dos indivíduos pode estar influenciado pelos níveis de umidade do solo, incidência de radiação e profundidade do solo derivados da competição por espaço e localização dos indivíduos.

Biografia do Autor

Josiane Cordova de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduadção em Engenharia Ambiental e Mestrado em Ciências Florestais pela Universidade do Estado de Santa Catarina e atualmente é doutoranda em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos pela Universidade  Federal de Minas Gerais.

Camila Angelica Baum, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do estado de Santa Catarina.

Valter Antônio Becegato, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina 

Sílvio Luís Rafaeli Neto, Universidade do Estado de Santa Catarina

Professor Doutor da Universidade do Estado de Santa Catarina

Laís Lavnitcki, Universidade do Estado de Santa Catarina

Graduada em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Santa Maria e atualmente mestranda em Ciências Ambientais pela Universidade do estado de Santa Catarina.

Downloads

Publicado

20-12-2016

Edição

Seção

Artigos