VARIABILIDADE DE ATRIBUTOS FÍSICO-QUÍMICOS E DOS ESTOQUES DE CARBONO ORGÂNICO EM ARGISSOLO VERMELHO SOB SISTEMAS AGROFLORETAIS NO ASSENTAMENTO UMARI SUL DO AMAZONAS

Autores

  • Joiada Moreira da Silva Linhares Instituto Federal do Amazonas IFAM Campus Lábrea
  • Wanderley Rodrigues Bastos Universidade Federal de Rondônia
  • Deborah Pereira Linhares Silva Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Lábrea
  • Raimundo Ferreira da Silva Junior Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Lábrea
  • Luan Cleverton Silva Oliveira Acadêmico de Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Palavras-chave:

Sistema agroflorestal, Carbono, Nutriente, Lábrea, Amazonas

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAF’s) além de gerar renda e alimentos, apresentam potencial para atenuar a liberação de carbono do solo, causada pela mudança no uso da terra na Amazônia. Nosso objetivo foi avaliar a variabilidade de atributos físico-químicos do solo e dos estoques de carbono (EC) orgânico do solo em SAF’s do assentamento rural Umari, sul do Amazonas. Foram utilizados quatro métodos: i) preparação de base cartográfica e processamento digital de imagem, ii) construção parcela fixa e monólito de solo, iii) análise física e química de solo e iv) análise estatística e geoestatística. No SAF19 e SQF15 observou-se os maiores EC (21,02 Mg C. ha-1 e 18.86 Mg C. ha-1) na camada de 0 -10cm de profundidade no período chuvoso e os menores EC (2,58 Mg C. ha) foram registrados na agrícola itinerante. Os SAF’s com maior tempo de adoção promoveram o aumento do EC e a recuperação de atributos químicos do solo do PA-Umari.

Biografia do Autor

Joiada Moreira da Silva Linhares, Instituto Federal do Amazonas IFAM Campus Lábrea

Licenciado e Bacharel em Geografia. Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente. Pesquisador de apoio técnico no Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfang C. Pfeiffer, Universidade Federal de Rondônia. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus Lábrea. Doutorando no Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Fundação Universidade Federal de Rondônia.

Wanderley Rodrigues Bastos, Universidade Federal de Rondônia

Graduado em Ciências Biológicas pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1986), concluiu o mestrado (1997) e doutorado (2004) em Ciências Biológicas (Biofísica Ambiental) no Instituto de Biofísica Carlos Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Associado I pelo Departamento de Biologia; Coordenador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang Christian Pfeiffer desde 1999. Coordenou de 2007 a 2009 a Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente da Universidade Federal de Rondônia, atualmente faz parte do seu Colegiado e, é o editor da recém criada Revista Desenvolvimento e Ambiente Amazônico. Atuou como chefe do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Rondônia entre 2010/2012. Integra o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Pesquisa Translacional em Saúde e Ambiente na Região Amazônica (INCT-INPeTAm) coordenado pelo Prof. Dr. George Alexandre dos Reis do Instituto de Biofísica Carlos C. Filho da UFRJ. Desenvolve estudos na área de: Biofísica Ambiental; Biogeoquímica de poluentes e Ecotoxicologia na Bacia do Rio Madeira (Amazônia).

Deborah Pereira Linhares Silva, Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Lábrea

Possui graduação (Licenciatura e Bacharelado) em Geografia pela Universidade Federal de Rondônia e mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Rondônia (2009). Atualmente é servidora efetiva (Técnica Administrativa em Educação) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e pesquisador-colaborador do Laboratório de Biogeoquímica Ambiental Wolfgang C. Pfeiffer.

 

Raimundo Ferreira da Silva Junior, Instituto Federal do Amazonas - IFAM Campus Lábrea

Bolsista do CNPq

Luan Cleverton Silva Oliveira, Acadêmico de Agronomia pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM

possui ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (2012) . Tem experiência na área de Agronomia.

Downloads

Publicado

02-08-2016

Edição

Seção

Artigos