POLÍTICA TERRITORIAL NO OESTE DO ESTADO DO PARÁ: IDENTIFICAÇÃO, ANÁLISE E RELAÇÃO DA POLÍTICA PÚBLICA PORTUÁRIA DO MUNICÍPIO DE ITAITUBA

Autores

  • Jondison Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Jovenildo Cardoso Rodrigues Universidade Federal do Pará (UFPA)

Palavras-chave:

Política territorial, Amazônia, Logística Portuária, Itaituba, Pará

Resumo

Este trabalho objetivou: 1) identificar e analisar a política pública portuária desenvolvida no município de Itaituba, como forma de antecipação espacial e ordenamento territorial; 2) mostrar a relação entre as políticas públicas portuárias, municipal e federal, de maneira a evidenciar conexões ou sinergias entre as referidas políticas territoriais. Os procedimentos metodológicos adotados: a) análise do Diagnóstico Participativo (documento); b) Plano Diretor; c) Leis e decretos; d) discursos da prefeita de Itaituba; e) discurso da presidenta Dilma Rousseff; e, f) pesquisas de campo. A partir da pesquisa, pode-se evidenciar que a antecipação espacial e ordenamento territorial foram responsáveis pela (o): 1) a elaboração de Lei que reserva área a Zona Comercial, Industrial e Portuária; 2) revisão do plano diretor; 3) Zoneamento, uso e ocupação do solo urbano, Parcelamento do solo urbano e condomínios; criação e delimitação dos bairros; código de obras do município, regulamentação da outorga onerosa e a transferência do direito de construir, regulamentação do estudo prévio de impacto de vizinhança; regulamentação do exercício do direito de preempção pelo poder público, e, definição dos limites do perímetro urbano; e, 4) Reforma tributária com a criação: i) da Coordenadoria Municipal de Tributos; ii) do sistema tributário do município de Itaituba; e, iii) da concessão de incentivo fiscal para regularização de licença de funcionamento. Todas essas estruturações e reformas, “enviesadas” de preferências e interesses particulares, apresentam forte relação global e local/nacional, por meio de relações mercantis globalizadas. Além disso, há o alinhamento da política territorial municipal com a política de ordenamento territorial em escala federal.

Biografia do Autor

Jondison Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui formação interdisciplinar. É Licenciado em Ciências Naturais - Habilitação em Química (2007/UFPA), Especialista em Educação Ambiental e Uso Sustentável dos Recursos Naturais (2009/UFPA), Mestre em Ciências Ambientais (2012/UFPA) e Doutorando em Desenvolvimento Sustentável (2014/UFPA). Tem experiência: na área de Educação Ambiental e Uso Sustentável de Recursos Naturais; Relação Sociedade-Natureza no Pensamento Geográfico; Política ambiental Portuária e Ambientalização Empresarial. Hoje atuando principalmente: Estado, Políticas Públicas, investimentos infraestruturais e Portos, Logística, Reestruturação Produtiva e Ambientalização Portuária na Amazônia. Participante dos Grupos de Pesquisa do CNPQ: Trabalho, Empresas e Mercados Globalizados e Estado, Hidrelétricas e Conflitos. Membro do corpo editorial da Revista Novos Cadernos NAEA (UFPA) e da Revista InterEspaço (UFMA).

Jovenildo Cardoso Rodrigues, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Possui Graduação em Geografia - Licenciatura e bacharelado - pela Universidade Federal do Pará - UFPA (2008). É mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Conceito CAPES 5), Doutor em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Campus Presidente Prudente(Conceito CAPES 7). Realizou Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA. É integrante da Rede de Pesquisadores sobre Cidades Médias - RECIME, do grupo de pesquisa Produção do Espaço e Redefinições Regionais - GAsPERR, do Centro de Estudos e de Mapeamento da Exclusão Social para Políticas Públicas - CEMESPP, do Projeto Nova Cartografia Social da Amazônia (PPGCS/UFAM, UFPA/ NAEA). Professor Adjunto da Universidade Federal do Pará (UFPA), vinculado à Faculdade de Geografia, Campus de Ananindeua. Atua ainda como professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO/UFPA, orientando pesquisas de mestrado e desenvolvendo trabalhos relacionados às temáticas: Produção do espaço, Produção do espaço urbano, capital imobiliário, Desigualdade e Segregação socioespacial, Urbanização, Reestruturação urbana, cidades, cidades médias, Planejamento e gestão urbana, Ordenamento territorial, Políticas territoriais, Epistemologia da geografia, Geografia da Saúde.

Downloads

Publicado

02-08-2016

Edição

Seção

Artigos