O ARRANJO DA PECUÁRIA NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO UATUMÃ-AM

Autores

  • Fábio Alves Gomes Instituto Federal de Educação de Roraima
  • Elisângela Gonçalves Lacerda Universidade Federal de Roraima http://orcid.org/0000-0002-4344-5566

Palavras-chave:

Amazônia, Pecuária, Unidade de Conservação.

Resumo

O estado do Amazonas enfrenta atualmente um aumento do seu rebanho bovino. Por conter em seu território muitas áreas destinadas a fins conservacionistas surge a necessidade de se pensar acerca do uso da terra. Para entender os efeitos da pecuária sobre as áreas protegidas é necessária a compreensão de sua dinâmica quando desenvolvida dentro ou próxima destas áreas. Este estudo visou contribuir com o esclarecimento desta problemática analisando o tipo de criação desenvolvido na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Uatumã (AM). Na RDS, a pecuária é marcada pelos baixos índices zootécnicos. Técnicas de manejo não são desenvolvidas devido à falta de financiamentos e de apoio na extensão rural. Excetuando-se a vacinação contra a febre aftosa, nenhum tipo de apoio ou incentivo lhes é concedido. O arranjo espacial da atividade é definido em grande medida pelas áreas de pastagem. A atividade depende essencialmente da estrutura familiar e do nível de capitalização do produtor. Após a criação da RDS os custos das relações de trabalho foram profundamente alterados. A relação que o poder público mantém com os moradores da RDS tem dado mais ênfase à repressão, proibição e normatização e oferece poucas alternativas substitutivas às atividades proibidas em virtude da criação da área protegida. 

Biografia do Autor

Fábio Alves Gomes, Instituto Federal de Educação de Roraima

Médico Veterinário com mestrado em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Atualmente é professor da carreira EBTT do IFRR.

Elisângela Gonçalves Lacerda, Universidade Federal de Roraima

Departamento de Geografia

Downloads

Publicado

10-12-2015

Como Citar

Gomes, F. A., & Lacerda, E. G. (2015). O ARRANJO DA PECUÁRIA NA RESERVA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO UATUMÃ-AM. REVISTA GEOGRÁFICA ACADÊMICA, 9(2), 107–124. Recuperado de http://revista.ufrr.br/rga/article/view/3125

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.