Entre saberes e práticas: reflexões sobre vivências na EJA
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8845Palavras-chave:
Educação de Jovens e Adultos;, Educação Popular;, Relato de Experiência.Resumo
Este relato de experiência apresenta reflexões a partir de visitas à Escola EMEIEF Paulo Sarasate, em Fortaleza, realizada no âmbito da disciplina Educação de Jovens e Adultos (EJA), do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). A atividade teve como objetivo aproximar teoria e prática, permitindo compreender os desafios e potencialidades da EJA. Durante as visitas, observamos espaços como a horta comunitária e conhecemos projetos significativos, entre eles a iniciativa antirracista e o projeto Florescer, voltado às mulheres da modalidade. Em diálogo com a coordenação pedagógica, destacaram-se questões como evasão escolar, escassez de recursos e necessidade de metodologias adaptadas, mas também a potência da EJA como espaço de inclusão, autoestima e resistência. A experiência evidenciou que a EJA ultrapassa a certificação, configurando-se como prática de valorização dos saberes populares e de transformação social.
Referências
ARROYO, Miguel Gonzalez. Educação de jovens e adultos: um campo de direitos e de lutas sociais. São Paulo: Cortez, 2017.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 23 dez. 1996.
BRASIL. Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a LDB para incluir a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 10 jan. 2003.
BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a LDB para incluir a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena. Diário Oficial da União: Brasília, DF, 11 mar. 2008.
FREIRE, Paulo. Educação e mudança. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Elefante, 2020.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Educação 2021. Rio de Janeiro: IBGE, 2021.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Educação 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2022.
IBGE. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua): Educação 2024. Rio de Janeiro: IBGE, 2024.
MUNANGA, Kabengele. Superando o racismo na escola. Brasília: MEC/SECAD, 2005.
UNESCO. Education for All 2015 National Review: Brazil. Brasília: UNESCO, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Roseleide Dantas Andrade

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



