Contribuições da Tecnologia Assistiva para o processo democrático da Educação Inclusiva

Autores

  • Romilda Silva Prazeres UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
  • Juanita Nadine Bacchus UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA
  • Ednaldo Coelho Pereira UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v2i0.6879

Palavras-chave:

Democratização, Educação Inclusiva, Tecnologia Assistiva.

Resumo

Na sociedade contemporânea, as Novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (NTDIC) têm ganhado um espaço cada vez maior, fomentando novas pesquisas, principalmente, no campo educacional. Com isso, tem emergido, há algum tempo, uma cosmovisão inclusiva que aponta para a democratização do acesso à educação de qualidade aos estudantes com necessidades educacionais especiais, por meio do uso das NTDIC. A Tecnologia Assistiva (TA) se apresenta como uma área do conhecimento essencial para a valorização e autonomia das pessoas com deficiência que, por sua vez, estão incluídas nas escolas regulares de ensino. Diante disso, é importante indagarmos: quais as contribuições da TA para a democratização do processo inclusivo nas escolas? Nessa senda, o presente estudo tem o objetivo de evidenciar as contribuições da TA para o acesso igualitário à educação de qualidade aos estudantes com necessidades educacionais especiais. A metodologia da pesquisa seguiu a abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico, numa análise minuciosa de autores correlatos ao tema proposto, onde evidenciam a relevância da TA para a real efetivação de uma educação inclusiva.


CONTRIBUTIONS FROM ASSISTIVE TECHNOLOGY TO THE DEMOCRATIC PROCESS OF INCLUSIVE EDUCATION

ABSTRACT: In contemporary society, the New Digital Technologies of Information and Communication (NTDIC) have gained an increasing space, encouraging new research, mainly in the educational field. With that, an inclusive worldview has emerged for some time that points to the democratization of access to quality education for students with special educational needs, through the use of NTDIC. Assistive Technology (TA) presents itself as an essential area of knowledge for the valuation and autonomy of people with disabilities, which, in turn, are included in regular schools of education. Therefore, it is important to ask: what are the contributions of AT to the democratization of the inclusive process in schools? Along this path, the present study aims to highlight the contributions of AT to equal access to quality education for students with special educational needs. The research methodology followed the qualitative approach, of bibliographic nature, in a detailed analysis of authors related to the proposed theme, where they show the relevance of AT for the real effectiveness of an inclusive education.

KEYWORDS: Democratization; Inclusive education; Assistive Technology.


CONTRIBUCIONES DE LA TECNOLOGÍA DE ASISTENCIA AL PROCESO DEMOCRÁTICO DE EDUCACIÓN INCLUSIVA

RESUMEN: En la sociedad contemporánea, las Nuevas Tecnologías Digitales de Información y Comunicación (NTDIC) han ganado un espacio cada vez mayor, fomentando nuevas investigaciones, principalmente en el ámbito educativo. Con esto, surge desde hace algún tiempo una cosmovisión inclusiva que apunta a la democratización del acceso a una educación de calidad para estudiantes con necesidades educativas especiales, a través del uso de NTDIC. La Tecnología Asistencial (AT) se presenta como un área de conocimiento fundamental para la valoración y autonomía de las personas con discapacidad, que, a su vez, se incluyen en las escuelas regulares de educación. Ante esto, es importante preguntarse: ¿Cuáles son los aportes de la TA a la democratización del proceso inclusivo en las escuelas? En este camino, el presente estudio tiene como objetivo resaltar las contribuciones de la TA a la igualdad de acceso a una educación de calidad para estudiantes con necesidades educativas especiales. La metodología de investigación siguió el enfoque cualitativo, de carácter bibliográfico, en un análisis detallado de autores relacionados con la temática propuesta, donde muestran la relevancia de la TA para la realización de una educación inclusiva.

PALABRAS CLAVE: Democratización; Educación inclusiva; Tecnología de assistencia.

Biografia do Autor

Romilda Silva Prazeres, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE-UERR/IFRR). Licenciada em História (UFRR). Especialista em Educação infantil (UFRR). Especialista em Pedagogia escolar: Orientação, supervisão e gestão escolar (FACINTER/IBPEX). Professora do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino/RR. Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino/ BV/RR.

Juanita Nadine Bacchus, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Mestranda do Programa de Pós-Graduação do Mestrado Acadêmico em Educação (PPGE-UERR/IFRR). Licenciada em Pedagogia (UFRR) e Letras/Inglês (UERR). Especialista em Educação na Cultura Digital (UFRR). Professora Orientadora do Laboratório de Informática da Rede Estadual de Ensino/RR. Professora do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino/ BV/RR.

Ednaldo Coelho Pereira, UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA

Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), Mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade de São Paulo (USP/SP), Especialização em Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Graduação em Informática pelo Instituto Luterano de Manaus (ULBRA-MAO). Docente do Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Roraima (UERR). Boa Vista, Roraima, Brasil.

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Publicado

15/05/2021

Como Citar

PRAZERES, R. S.; BACCHUS, J. N.; PEREIRA, E. C. Contribuições da Tecnologia Assistiva para o processo democrático da Educação Inclusiva. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 2, 2021. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v2i0.6879. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/e20213. Acesso em: 12 maio. 2024.

Edição

Seção

Edição temática - Formação, narrativas e alternativas pedagógicas inclusivas