Educação Matemática Crítica e a aplicação da função afim no Ensino Médio: reflexões a partir do Estágio Supervisionado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8838

Palavras-chave:

Função afim;, Ensino de Matemática;, Estágio Supervisionado.

Resumo

Este trabalho relata a experiência da aplicação da função afim no contexto do Ensino Médio, com base nas experiências vivenciadas durante o Estágio Supervisionado âmbito do curso de licenciatura em Matemática do IFCE campus Sobral. O estudo teve como objetivo refletir sobre os desafios e estratégias didáticas utilizadas para promover a compreensão dos conceitos fundamentais da função do 1º grau, como raiz, coeficiente angular e representação gráfica. A pesquisa foi desenvolvida por meio da observação de aulas, aplicação de atividades e análise de desempenho dos alunos. Os resultados indicam que abordagens contextualizadas e o uso de recursos visuais favorecem a aprendizagem significativa. O estudo contribui para a formação docente ao evidenciar a importância da prática reflexiva e da adaptação metodológica no ensino da matemática.

Biografia do Autor

Francisco João Victor Morais Costa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciando em Matemática pelo IFCE – Campus Sobral. Docente da Educação Básica. Possui curso técnico em Finanças. Possui curso de programação em Python pela Udemy com certificação.

 

Marília Duarte Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Docente do Instituto Federal do Ceará. Doutora e Mestra em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).  Pesquisadora do Grupo de pesquisa EDUCAS (UECE/UVA).

 

Francisco Rômero Oliveira de Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Licenciando em Matemática pelo IFCE – Campus Sobral.

 

Referências

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso. Etnografia da prática escolar. 9. ed. São Paulo: Papirus, 2012.

BORBA, Marcelo C.; PENTEADO, Miriam G. Informática e educação matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari Knopp. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora, 1994.

CAMARGO, Bruna Cristina da Silva. Uma proposta de material de apoio para o ensino da função afim. 2019. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências da Natureza) – Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Campos dos Goytacazes, 2019.

COSTA, Maria Suely; SOUSA, Daniele Cristina. Lesson Study no ensino de função afim: experiência a partir do estágio curricular supervisionado. Cenas Educacionais, Vitória da Conquista, v. 8, 2025.

D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 2005.

D’AMBROSIO, U. A Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 4. ed. 1. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011.

FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

ONUCHIC, Lourdes R.; ALLEVATO, Norma Suely G. Resolução de problemas: teoria e prática. Jundiaí: Paco Editorial, 2021.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012.

PINTO, Cláudia Figueiredo. Dissertações brasileiras sobre o ensino de função afim, a partir da implementação de sequências didáticas: questões para formação de professores e para pesquisa. 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Matemática) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.

Downloads

Publicado

06/12/2025

Como Citar

COSTA, F. J. V. M. .; GUIMARÃES, M. D. .; MESQUITA, F. R. O. de . Educação Matemática Crítica e a aplicação da função afim no Ensino Médio: reflexões a partir do Estágio Supervisionado. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 6, n. 1, 2025. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v6i1.8838. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/8838. Acesso em: 13 fev. 2026.

Edição

Seção

Pesquisa Empírica