Alfabetização e letramento no 2º ano do Ensino Fundamental: Perspectivas e desafios da alfabetização na idade certa
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v6i1.8836Palavras-chave:
Alfabetização;, Letramento;, Diagnóstico de Leitura e Escrita;, Ensino Fundamental.Resumo
No final do século XIX a alfabetização era vista como simplesmente o ensino das habilidades de codificação e decodificação. Contudo, percebeu-se que as crianças finalizavam o ensino fundamental alfabetizados, mas não letrados, os chamados analfabetos funcionais. Dessa maneira, o objetivo deste relato de experiência foi compreender que implicações as intervenções realizadas a partir do diagnóstico de leitura e escrita pode propiciar na alfabetização de crianças do 2º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Esse relato de experiência aconteceu em 2025 na cidade de Itapipoca-CE baseado na Base Nacional Comum Curricular – BNCC e nos estudos de Albuquerque (2007), Araújo, Adão e Modesto (2024) e Ferreiro e Teberosky (1984). A literatura evidenciou que as crianças passam por diferentes fases na escrita. Os resultados apresentam um comparativo de dois diagnósticos de leitura e escrita aplicados aos vinte e cinco alunos da turma, sendo selecionados cinco alunos para a exploração dos dados. Por fim, os diagnósticos são importantes porque permitem ao docente identificar qual fase a criança está e planejar ações que permita que a mesma avance.
Referências
ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Conceituando alfabetização
e letramento. In: SANTOS, Carmi Ferraz; MENDONÇA, Márcia. Alfabetização e letramento: conceitos e relações. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. p. 11-22.
ARAUJO, Eliane de Jesus; ADÃO, Jorge Manoel; MODESTO, João Gabriel. Letramento e Alfabetização: entendimentos e implicações educacionais. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 49, 2024. Disponível: http://dx.doi.org/10.1590/2175-6236136007vs01. Acessado em: 13 set. 2025.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1984.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Leticia de Sousa David, Francisca Joselena Ramos Barroso

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.



