O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7565

Palavras-chave:

Ensino de Astronomia, ENPEC, Astronomia na infância

Resumo

Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de Astronomia e tem como objetivo analisar a abrangência do ensino de Astronomia na infância a partir das pesquisas publicadas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para tanto, foi utilizado como metodologia de pesquisa o Estado da Arte para mapear os trabalhos publicados nos últimos dez anos. Foram analisados 17 trabalhos que oportunizaram a produção dos dados que, pelos quais, foi possível verificar as principais tendências de temáticas dentro do ensino da Astronomia, assim como algumas temáticas que precisam de uma maior visibilidade e atenção, sobretudo nos primeiros anos da infância.

Biografia do Autor

Luciano Gabriel Endalécio Martins , UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Atualmente, doutorando no curso de Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Especializado em Psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Metropolitana do Estado de São Paulo (2021). Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Bacharel em Letras com habilitação em editoração e revisão de texto pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2011) e graduado em Letras com habilitação em Português e Espanhol pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2010). Possui uma considerável experiência como professor em escolas particulares e em escolas públicas como o Instituto Federal de São Paulo, lecionando português e espanhol. E além disso, tem experiência na área de Linguística e lexical, atuando principalmente nos seguintes temas como: educação, ensino do português, linguagens e estudos lusófonos.

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Publicado

23/11/2023

Como Citar

RAMOS, E. da S. B.; MARTINS , L. G. E. .; ROCHA DA SILVA, A. O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?. Revista Educação, Pesquisa e Inclusão, [S. l.], v. 4, n. 1, 2023. DOI: 10.18227/2675-3294repi.v4i1.7565. Disponível em: http://revista.ufrr.br/repi/article/view/7565. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Pesquisa de Revisão da Literatura