O QUE NOS REVELAM AS PESQUISAS SOBRE O ENSINO DE ASTRONOMIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
DOI:
https://doi.org/10.18227/2675-3294repi.v4i1.7565Palavras-chave:
Ensino de Astronomia, ENPEC, Astronomia na infânciaResumo
Este trabalho apresenta uma reflexão sobre o ensino de Astronomia e tem como objetivo analisar a abrangência do ensino de Astronomia na infância a partir das pesquisas publicadas nas atas do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Para tanto, foi utilizado como metodologia de pesquisa o Estado da Arte para mapear os trabalhos publicados nos últimos dez anos. Foram analisados 17 trabalhos que oportunizaram a produção dos dados que, pelos quais, foi possível verificar as principais tendências de temáticas dentro do ensino da Astronomia, assim como algumas temáticas que precisam de uma maior visibilidade e atenção, sobretudo nos primeiros anos da infância.
Referências
ALMEIDA, Tamires. A influência da BNCC e dos currículos em sala de aula. Fundação Roberto Marinho, 2022. Disponível em: https://www.frm.org.br/conteudo/educacao-basica/noticia/importancia-da-bncc. Acesso em: 26 de novembro de 2022.
ANDRADE, Daniela; LACHEL, Gustavo. A elaboração de recursos didáticos para o ensino de Astronomia para deficientes visuais. IN: Anais XI ENPEC, Florianópolis, SC, 2017. Acesso em: 29 de novembro de 2022.
AZEVEDO, Érica; ALBRECHT, Evonir. Ensino de Astronomia na Educação Infantil: Análise de trabalhos dos ENPEC’s de 2009 até 2017. IN: Anais XII ENPEC, Natal, RN, 2019. Acesso em: 29 de novembro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC. Base Nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Brasília, 2018. Acesso em: 25 de novembro de 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. MEC, 1996. LDB - Lei nº 9394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. BRASIL. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf Acesso em: 27 de novembro de 2022.
CANIATO, Rodolpho. (Re)descobrindo a Astronomia. 2ª edição. Campinas: Átomo, 2013.
CARVALHO, Tassiana; RAMOS, João. A BNCC e o ensino da astronomia: o que muda na sala de aula e na formação dos professores. Revista currículo e docência, volume 02, nº 02, 2020. Acesso em: 10 de setembro de 2022.
CHIESA, Roberta. Saberes e desafios de docentes dos anos iniciais: reflexões a partir de uma Comunidade de Prática de Ensino de Astronomia. IN: Anais IX ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2013. Acesso em: 21 de novembro de 2022.
DELIZOICOV, Demétrio; SLONGO, Ionê; LORENZETTI, Leonir. Um panorama da pesquisa em educação em ciências desenvolvida no Brasil de 1997 a 2005. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 12, Nº 3, 459-480 (2013). Acesso em: 30 de setembro de 2022.
FERNANDES, Luciano Alves; GOMES, José Mário Matsumura. Relatórios de pesquisa nas ciências sociais: características e modalidades de investigação. ConTexto - Contabilidade em Texto, Porto Alegre, v. 3, n. 4, 2009. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/ConTexto/article/view/11638. Acesso em: 29 de novembro de 2022.
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “ESTADO DA ARTE”. Educação & Sociedade, ano XXIII, n. 79, Agosto, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/vPsyhSBW4xJT48FfrdCtqfp/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 15 de novembro de 2022.
GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5ª edição. São Paulo: Atlas, 1999.
LANGHI, Rodolfo; NARDI, Roberto. Educação em Astronomia: repensando a formação de professores. São Paulo: Escritoras Editoras, 2012.
LANGHI, Rodolfo. Um estudo exploratório para a inserção da astronomia na formação de professores dos anos iniciais do ensino fundamental. Bauru, SP, 2004. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/90856. Acesso em: 15 de setembro de 2022.
LEITE, Cristina; Bretones, Paulo Sérgio; LANGHI, Rodolfo; & Bisch, Sergio Mascarello. (2014) O ensino de astronomia no Brasil colonial, os programas do Colégio Pedro II, os Parâmetros Curriculares Nacionais e a formação de professores. Disponível em: http://site.mast.br/pdf_volume_1/ensino_astronomia_Brasil_colonial.pdf.
LIMA, Ariela. Astronomia no ensino de ciências: a construção de uma sequência didático-pedagógica a partir da análise dos livros didáticos de ciências. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/34066. Brasília, DF, 2018. Acesso em: 1º de dezembro de 2022.
MAMAN, Andréia; GONZATTI, Sônia; FERREIRA, Maicon; HUPPES, Bruno. Planetário móvel: divulgação científica em um espaço de ensino não formal. IN: Anais X ENPEC, Águas de Lindóia, SP, 2015. Acesso em: 1º de dezembro de 2022.
ROSÁRIO, Tiago; ALMEIDA, Tiago; PASSOS, João. Astronomia em ação: um jogo didático como proposta de unidade de ensino potencialmente significativa. IN: Anais XII ENPEC, Natal, RN, 2019. Acesso em: 25 de novembro de 2022.
SAGAN, Carl. Criança e astronomia: uma relação fascinante. Laboratório de Educação, 2017. Disponível em: https://labedu.org.br/crianca-e-astronomia-uma-relacao-fascinante/. Acesso em: 3 de dezembro de 2022.
SANTOS, Márcia; KRUPEK, Rogério. Astronomia: Por que e para que aprendê-la. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Cadernos PDE, volume 1, 2014. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_unespar-uniaodavitoria_cien_artigo_marcia_fabiane_de_azevedo.pdf. Acesso em: 18 de setembro de 2022.
SOUZA, Cícera Andreia de; DONADEL, Tamara Biasi; KUNZ, Elenor. Sobre como tolhemos a curiosidade das crianças. Motrivivência, volume 29. Florianópolis, SC, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2017v29n51p192. Acesso em: 2 de dezembro de 2022.
TREVISAN, Rute; LATTARI, Cleiton; CANALLE, João. Assessoria na avaliação do conteúdo de astronomia dos livros de ciências do primeiro grau. Cad. cat. ens. fis., volume 14, nº 1: p. 7-16, abr.1997. Acesso em: 29 de novembro de 2022.
VALENTINA, Claudionor; OLIVEIRA, André. Estudo da astronomia no ensino fundamental: a compreensão da dimensão do sistema solar por meio de escalas. Cadernos PDE, volume 1, Paraná, 2016. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2016/2016_artigo_cien_uem_claudionordellavalentina.pdf. Acesso em: 1º de dezembro de 2022.
WIRTI, Lara; PEREIRA, Alexsandro; PAVANI, Daniela. Ensinando astronomia para crianças indígenas: quem precisa atravessar a fronteira? IN: Anais XII ENPEC, Natal, RN, 2019. Acesso em: 27 de novembro de 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Elizangela da Silva Barboza Ramos, Luciano Gabriel Endalécio Martins
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Educação, Pesquisa e Inclusão não cobra taxas para submissão, avaliação e publicação
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComerdial-CompartilharIgual 4.0 Internacional, permitindo compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes, desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte, reconhecendo a autoria e a publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão para distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.