Simulações Computacionais: Uma Proposta de Transposição Didática no Ensino de Química
DOI:
https://doi.org/10.18227/rct.v7i0.6786Abstract
O elevado nível de abstração que os fenômenos e os conteúdos químicos apresentam tem sido considerado como uma das principais dificuldades na aquisição dos conhecimentos pelos estudantes da educação básica e superior. Diante disso, a pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos graduandos do curso de Licenciatura em Química quanto ao uso dos softwares Avogadro e Chemsketch em sala de aula. Para isso, aplicou-se uma pesquisa exploratória do tipo estudo de caso, com o uso dessas ferramentas na forma de minicurso. Como instrumentos de coleta foram utilizados à escala de Likert e um questionário não estruturado. A partir dos resultados, pode-se perceber que o uso adequado dos programas caracteriza-se como uma metodologia eficiente no Ensino de Química, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades visuoespaciais, as quais são essenciais para o aprendizado dos conteúdos abstratos.